Prémio Eduardo Lourenço atribuído a Carlos Reis

Professor da Universidade de Coimbra e especialista na obra Eça de Queirós foi escolhido por consenso.

Foto
Enric Vives-Rubio

O ensaísta Carlos Reis, professor da Universidade de Coimbra, é o vencedor da 15.ª edição do Prémio Eduardo Lourenço, atribuído pelo Centro de Estudos Ibéricos (CEI), com sede na Guarda.

Com uma dotação financeira de 7500 euros, o prémio destina-se a galardoar personalidades ou instituições com “intervenção relevante no âmbito da cultura, cidadania e cooperação ibéricas”.

A escolha de Carlos Reis foi anunciada esta sexta-feira no final da reunião do júri, que descreve o premiado como um “reputadíssimo professor da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra” e um “notabilíssimo especialista em Literatura Portuguesa”.

Segundo o vereador responsável pela Cultura na Câmara da Guarda, Victor Amaral, a atribuição do prémio a este especialista em estudos queirosianos foi decidida por consenso.

“É obviamente é uma grande honra, antes de mais pelo patrono, do prémio, por quem tenho uma velhíssima admiração”, reagiu Carlos Reis, acrescentando: “Sempre fui e serei um discípulo de Eduardo Lourenço”.

Sugerir correcção
Comentar