As mil lanternas flutuantes que vão iluminar o rio Nabão

Por Tomar, mais de 300 estudantes puseram mãos ao trabalho para uma noite luminosa no rio, a 15 de Junho.

Foto
DR/Festival Laternas Flutuantes

É um Festival de Lanternas Flutuantes. A inspiração é a tradição asiática mas o tema da noite será a Festa dos Tabuleiros, que está quase a chegar a Tomar. A noite das lanternas, a 15 de Junho a partir das 21h30, pretende fazer também incidir os holofotes sobre os Tabuleiros, que se celebrarão de 29 de Junho a 8 de Julho. 

No rio Nabão, as lanternas irão iluminar o troço entre a ponte Velha e a ponte do Flecheiro. As velas artesanais, segundo a Lusa, são colocadas num estrutura com base de cortiça que tem os lados construídos com papel vegetal decorado com símbolos dos Descobrimentos (a cruz de Cristo e a esfera armilar) e dos Tabuleiros (o tabuleiro e a pomba do Espírito Santo).

As lanternas são feitas com materiais biodegradáveis e serão recolhidas no final do percurso para “reciclagem ou reutilização”, garante a câmara de Tomar. Os locais ideais de observação serão as margens do rio ou uma das três pontes existentes no troço onde decorre a iniciativa. 

DR/Festival das lanternas flutuantes
DR/Festival das lanternas flutuantes
DR/Festival das lanternas flutuantes
Fotogaleria
DR/Festival das lanternas flutuantes

O evento nasce do trabalho de 307 alunos de 12 turmas do 6.º ano da Escola Básica 2,3 D. Nuno Álvares Pereira, pertencente ao agrupamento de escolas Nuno de Santa Maria.

Sugerir correcção
Comentar