Google vai fotografar ruas de Portugal em alta definição e com mais pormenor

Com novas câmaras, o serviço Street View promete “imagens com mais qualidade de itens como nomes de ruas, empresas e endereços”.

Um carro do Street View em 2009, quando o serviço começou a ser disponibilizado em Portugal
Foto
Um carro do Street View em 2009, quando o serviço começou a ser disponibilizado em Portugal Jorge Silva/arquivo

Os carros do Google equipados com câmaras no tejadilho estão de regresso às ruas e estradas portuguesas.

A empresa anunciou nesta terça-feira que vai voltar a fotografar Portugal, para actualizar imagens já existentes no serviço Street View e também para colocar online imagens de locais que ainda não estão disponíveis.

“Nos próximos dias, o Google irá proceder à recolha de imagens de 360º em múltiplas cidades e estradas portuguesas de Portugal Continental bem como nos arquipélagos dos Açores e Madeira para renovar imagens já preexistentes ou para fotografar regiões ou locais turísticos ainda não abrangidos em recolhas anteriores”, explicou a empresa, em comunicado.

Desta vez, serão usadas câmaras com “tecnologia HD”, bem como duas novas câmaras que permitirão “captar imagens com mais qualidade de itens como nomes de ruas, empresas e endereços”.

O Google disponibiliza um site onde é possível ver onde estão a ser captadas imagens nos vários países. Na maioria dos casos na página referente a Portugal, é apenas indicado o distrito.

O Street View faz parte do Google Maps e permite aceder a uma “vista de rua”, possibilitando aos utilizadores percorrerem ruas e estradas. É possível rodar as imagens e ver pormenores, como números de portas ou nomes de estabelecimentos.

As fotografias também mostram elementos como veículos e pessoas. No passado, as preocupações de privacidade levaram a Comissão Nacional para a Protecção de Dados a tentar proibir a empresa de captar imagens para o Street View. Os rostos e matrículas surgem desfocados no Street View, algo que é feito através de um processo automático que já teve falhas.

“Como sempre, o Google faz um grande esforço para proteger a privacidade, ao mesmo tempo que permite a todos os utilizadores beneficiarem do Street View. Antes da publicação das imagens, o Google desfoca as caras de pessoas e as matrículas de carros que possam aparecer nas imagens, de modo a proteger a privacidade”, frisou a empresa.

Os utilizadores também podem apresentar queixas sobre uma fotografia específica, através de uma opção no canto inferior da imagem.

As imagens são muitas vezes captadas por carros, por vezes identificados com o logótipo do Google e que estão equipados com um sistema de câmaras no tejadilho. Porém, em locais de difícil acesso, a empresa já captou imagens com funcionários a circular de bicicleta ou a pé.

O serviço está disponível em Portugal desde 2009.