Casos de sífilis, gonorreia e clamídia disparam entre homens

Dados do Portal do SNS revelam aumento de 45% das infecções sexualmente transmissíveis notificadas nesta população entre 2017 e 2018. Mais rastreios podem explicar o acréscimo do número de casos. Mas quem está no terreno avisa que é preciso investir na prevenção e em mais serviços de proximidade.

Foto
O uso de preservativo tem caído de forma escandalosa, alertam especialistas DANIEL MUNOZ/Reuters

Os dados provisórios disponíveis no Portal do SNS revelam um acréscimo de 686 casos de infecções sexualmente transmissíveis notificados em homens entre 2017 e 2018: passaram de 1498 para 2184. Só na Área Metropolitana de Lisboa registaram-se, no ano passado, mais 464 casos do que em 2017. Desses, cerca de metade (235) foram notificados pelo Checkpoint Lx, centro comunitário em Lisboa dirigido aos homens que fazem sexo com homens.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 14 comentários