PCP reafirma impedimento de novas parcerias público-privadas na Lei de Bases da Saúde

Partido defende gestão exclusivamente pública das unidades do Sistema Nacional de Saúde.

Foto
BE propôs remoção de qualquer referência às PPP no diploma em discussão na Assembleia da República Paulo Pimenta

O PCP reafirmou esta segunda-feira a intenção de impedir novas parcerias público-privadas (PPP) no âmbito da revisão da Lei de Bases da Saúde, em discussão no parlamento, e defendeu que a questão deve ser assumida na actual legislatura.

“Para nós a gestão das unidades do SNS é pública, ponto final. Não há gestão privada das unidades do serviço público de saúde”, afirmou, em conferência de imprensa, Jorge Pires, do comité central do PCP.

O dirigente da comissão política comunista, confrontado com a intenção do Bloco de Esquerda de remeter a questão das PPP para uma fase posterior à Lei de Bases da Saúde, como forma de viabilizar um acordo com o PS, disse não conhecer ainda a proposta em concreto.

Segundo Jorge Pires, o PCP não apoiará “um salto no escuro” e não se mostra favorável a deixar para o futuro “a discussão de um problema” sem que se possa saber qual será a próxima composição da Assembleia da República.

“Se este problema ficar definido agora é a garantia de que será muito mais difícil, enfim, aprovar legislação que vá no sentido de favorecer o aparecimento de novas PPP”, salientou.

O dirigente comunista considerou que, “desde o principio, o PS se tem oposto a uma revisão progressista da lei”, que valorize o Serviço Nacional de Saúde (SNS), quando nada tem feito “para impedir que as PPP se mantivessem”.

Os comunistas assumem que, no parlamento, irão “até ao limite temporal” para chegar a um acordo relativamente à revisão da lei de bases, responsabilizando os socialistas por não ter sido possível garantir o entendimento necessário e não se demarcarem das opções que têm vindo a concretizar ao longo dos anos.

“Manter a possibilidade dos grupos económicos privados gerirem unidades do SNS é manter a promiscuidade entre o público e o privado, uma das principais causas para a situação que se vive hoje no SNS”, acusou Jorge Pires.

No seu entendimento, a opção pelas PPP tem como objectivo “drenar milhares de milhões de euros para os grupos económicos”, com a sequente “estagnação da construção hospitalar pública”.

Para o dirigente do PCP, a intervenção dos privados deve limitar-se à “contratação da prestação de cuidados de saúde e não da gestão de estabelecimentos de saúde”, vincando que “o PS ainda está a tempo de reflectir” e apoiar uma lei de bases que assegure uma “separação entre os sectores” e garanta as necessidades de investimento do SNS.

A posição dos comunistas surge após a coordenadora do BE, Catarina Martins, ter garantido, no sábado, que aprova a proposta da Lei de Bases da Saúde se as parcerias público-privadas forem retiradas da lei, para serem discutidas mais tarde, e se o actual regime jurídico das PPP for revogado.

A proposta do BE visa “ultrapassar o impasse criado e a salvar a Lei de Bases da Saúde”, salvaguardando assim que os “passos dados e que são positivos não sejam postos em causa”.

“Se o Partido Socialista aceitar esta proposta, poderemos ter uma Lei de Bases aprovada à esquerda, ficará assegurada a revogação da lei de Cavaco Silva, que é danosa para o Serviço Nacional de Saúde, e será possível em tempo próprio uma decisão clara sobre o regime de gestão das unidades do SNS”, disse.

No parlamento, o grupo de trabalho da Nova Lei de Bases de Saúde deverá prosseguir na terça-feira com a “discussão das propostas de alteração” e votações indiciárias (ou indicativas) no âmbito da proposta de lei.

Sugerir correcção
Comentar