Sindicato de enfermeiros prevê greve para Julho face a impasse negocial

Dirigentes do Sindicato Independente dos Profissionais de Enfermagem reuniram-se com a bastonária Ana Rita Cavaco.

Foto
Nuno Ferreira Santos (arquivo)

O presidente do Sindicato Independente dos Profissionais de Enfermagem (SIPE) admitiu nesta sexta-feira que os enfermeiros decidam marcar greve em Julho, devido ao impasse nas negociações sobre o acordo colectivo de trabalho.

Fernando Parreira falava a propósito da reunião negocial em que o SITE participou, na Administração Central dos Serviços de Saúde, e que se traduziu num impasse, razão pela qual os enfermeiros estão dispostos a avançar para formas de luta, designadamente a greve, que, a ocorrer, será em Julho.

O presidente do SITE e outros membros da sua direcção reuniram-se também com a bastonária da Ordem dos Enfermeiros, Ana Rita Cavaco, para analisar o documento que altera a carreira de enfermagem, diploma que, no entender de Fernando Parreira, “não serve nem dignifica os enfermeiros portugueses”.

No encontro com Ana Rita Cavaco, os dirigentes do SITE comunicaram à bastonária que vão pedir aos diversos grupos parlamentares que apreciem também o documento que não agrada nem à Ordem nem aos sindicatos.

O SIPE e alguns outros sindicatos do sector estão a efectuar um périplo de reuniões para debater a carreira de enfermagem, depois de ter sido publicado em Diário da República, em 27 de Maio, o diploma do Governo que estabelece o regime da carreira especial de enfermagem e o regime da carreira de enfermagem, promulgado pelo Presidente da República, o qual é igual ao que esteve em consulta pública, sem contemplar qualquer das sugestões de regulação que a Ordem enviou, no âmbito da sua pronúncia.

Na quinta-feira foi tornado público que os sindicatos que integram a Federação Nacional dos Sindicatos dos Enfermeiros (FENSE), de que o SIPE faz parte, admitem voltar à greve, após uma reunião com representantes dos ministérios da Saúde e das Finanças e dos hospitais EPE ter resultado em “impasse” negocial.

Sugerir correcção
Comentar