Transportes com mais passageiros no arranque de 2019

O transporte fluvial de passageiros destacou-se com um crescimento de 12,6% no primeiro trimestre

Foto
O transporte fluvial de passageiros acelerou no primeiro trimestre de 2019 Nuno Ferreira Santos

O tráfego aéreo de passageiros aumentou 6,2% no primeiro trimestre face ao mesmo período de 2018, mantendo o ritmo do trimestre anterior, tendo o transporte de passageiros por comboio, metropolitano e fluvial também crescido, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Segundo o INE, o movimento de passageiros nos aeroportos portugueses somou 11,2 milhões, enquanto no modo ferroviário os passageiros aumentaram 4,5% na rede de transporte pesado e 6,1% no metropolitano.

Já o transporte fluvial de passageiros destacou-se com um crescimento de 12,6%, comparando o aumento de 7,2% no quarto trimestre.

O aeroporto de Lisboa movimentou 6,3 milhões de passageiros (55,9% do total), registando um aumento homólogo de 4,2%, enquanto o aeroporto do Porto correspondeu a 23,3% do total nacional e aumentou 9,5% para 2,6 milhões de passageiros.

O movimento de passageiros em Faro foi o que registou o maior crescimento (12,3%), o que permitiu a este aeroporto aumentar a sua quota em 0,5 pontos percentuais para 9,1%.

De acordo com o INE, no primeiro trimestre contabilizaram-se 46,2 mil aterragens de aeronaves em voos comerciais nos aeroportos nacionais, com acréscimos de 3,5% no Continente, 4% nos Açores e 3,4% na Madeira.

No modo ferroviário, ascenderam a 36,9 milhões os passageiros transportados até Março, um crescimento de 4,5% que compara com a evolução de 5% no trimestre anterior, sendo que o transporte por metropolitano acelerou o crescimento (de 5,1% para 6,1%) e transportou 62 milhões de passageiros (42,7 milhões no Metro de Lisboa e 16 milhões no Metro do Porto).

Já o transporte fluvial de passageiros acelerou (o crescimento homólogo passou de 7,2% para 12,6%) somando 4,9 milhões, com o transporte de passageiros no rio Tejo a representar 95,8% do total e a aumentar 12,6%.

No que se refere ao transporte de mercadorias, de Janeiro a Março os portos marítimos nacionais registaram aumentos no número (mais 2,4%) e na dimensão (mais 12%) das embarcações entradas, recuperando das reduções do quarto trimestre (menos 6,5% e menos 0,6%, respectivamente).

Quanto ao transporte ferroviário de mercadorias, o INE aponta uma redução de 3% nas toneladas transportadas, “menos expressiva” face ao trimestre anterior (menos 8,4%), e um crescimento de 12,2% nas toneladas por quilómetro (no quarto trimestre o crescimento foi de 1,4%).

Já o transporte rodoviário de mercadorias registou um “ligeiro aumento” de 0,8% nas toneladas (mais 2,3% no trimestre anterior), tendo o transporte nacional (menos 3,2%) representado 84,2% do total.

Sugerir correcção
Comentar