Ambiente e sustentabilidade. Coimbra vota orçamento participativo até 30 de Junho

Há 46 projectos a concurso no Coimbra Participa, que tem um orçamento de meio milhão dividido em duas partes

Foto
PAULO RICCA / PUBLICO

As votações abriram no dia 1 de Junho e até ao último dia do mês Coimbra vai escolher entre as 46 propostas a concurso no orçamento participativo (OP). A iniciativa da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) conta com duas modalidades, o Coimbra Participa e o Coimbra Jovem Participa, ambas com uma dotação orçamental de 250 mil euros, sendo que a primeira conta com 29 projectos aprovados e a segunda com 17.

“O que podemos fazer pelo bem-estar?” é o tema da segunda edição do OP de Coimbra que, de acordo com informação da autarquia, tem como “objectivo principal a promoção da participação cívica informada, activa e responsável dos cidadãos nos processos de governação local”.

A lista dos projectos no Coimbra Participa reflecte preocupações com o ambiente e sustentabilidade, com a mobilidade, mas também com aspectos sociais. Da instalação de eco-pontos para pastilhas e beatas à implementação de um sistema de bicicletas partilhadas, da plantação de um bosque urbano na zona da Conchada à criação de uma lavandaria comunitária, que sirva bairros como o da Rosa e do Ingote e vizinhos.

A criação de um parque canino e a instalação de passadiços na Mata dos Cedros são outros dos projectos a concurso. São também propostas várias intervenções para a zona do Parque Verde, desde a criação de uma horta municipal à recuperação do parque de skate.

No OP jovem, é proposta a instalação de bebedouros, de mobiliário urbano, de jardins suspensos em edifícios públicos ou de postos de carregamento de dispositivos electrónicos pela cidade. Entre a lista, está também a proposta de construção de refúgios para sem-abrigo ou de circuitos de manutenção física. Há também quem proponha eventos, com um festival de política ou um festival de videojogos

Uma nota da CMC enviada aos jornalistas dá conta que, das 93 propostas submetidas, apenas 49 foram aceites pela Comissão Técnica, uma vez que as restantes não cumpriam “os pressupostos obrigatórios definidos pelo regulamento”. Das propostas validadas, algumas foram unidas.

A votação é feita através da plataforma do Coimbra Participa, sendo o processo validado através do número do cartão de cidadão.

Em 2018, a autarquia lançou a primeira edição do orçamento participativo de Coimbra, com a preferência dos cidadãos a recair sobre eventos. As cinco propostas mais votadas foram um concerto, a criação de um parque infantil, uma curta-metragem, um festival de fado e um festival de humor. No passado dia 1 de Junho, a autarquia inaugurou o parque infantil do Jardim da Sereia, a única alteração permanente vencedora da primeira edição. 

Sugerir correcção
Comentar