Sabe como cuidar do seu gatinho ou cachorro? Damos-lhe algumas dicas

Estivemos à conversa com Joana Pereira, médica veterinária da Royal Canin, que partilhou os principais conselhos para cuidarmos melhor dos nossos animais de estimação.

Foto
Getty Images

A preocupação com o bem-estar dos animais de estimação vem desde cedo e, em parte, ajuda a escrever a história de Joana Pereira e da sua opção pela Medicina Veterinária. Na adolescência, tinha dois cães de raça Cocker e achava que sabia o essencial para cuidar deles, até a fêmea engravidar. “Ela era uma mãe muito jovem, acabei por ser eu a ser a mãe daqueles cachorrinhos”, recorda a veterinária de Lisboa.

Embora tudo tenha corrido pelo melhor, há coisas que a vida profissional a ensinou a fazer de forma diferente. “Não tinha noção de que havia uma alimentação específica para cadelas grávidas, ou que havia um leite de substituição para cães recém-nascidos”, recorda Joana. É comum, aliás, os tutores tomarem decisões erradas por falta de informação, nomeadamente no que diz respeito à alimentação, pelo que devem procurar sempre fontes fidedignas para possibilitarem aos seus gatinhos cachorros todo conforto possível. Além disso, relembra que a decisão de ter um animal em casa é importante uma vez que altera completamente a rotina dos tutores. Por isso, é fundamental preparar, com antecedência, a chegada de um animal de estimação à família. 

Hoje, com 38 anos, tem duas gatinhas, Batata (10 anos) e Faneca (5 anos), que acolheu da rua e ainda dois cães em casa dos pais e dos sogros: Ozzy, um Serra da Estrela com 7 anos, e Nala, uma Podenga com 9. Esse sentido de responsabilidade foi-lhe transmitido pelos pais e agora a médica veterinária da Royal Canin quer passar o mesmo ensinamento à filha, com quase dois anos.

Foto
Ozzy e Joana Pereira D.R.

“Não imagino a vida sem os nossos animais e somos sem dúvida mais felizes por causa deles”, defende a médica veterinária da Royal Canin, acrescentando que “faço todos os dias o melhor possível para as minhas gatas terem a vida o mais feliz e o mais longa possível”. “Se perguntar a qualquer tutor o que é que ele quer para os seus animais de estimação, quer que eles sejam felizes. E isso inclui o serem saudáveis, livres de dor e doenças, com bastante vitalidade e vivendo uma vida longa, cheia de bons momentos”, resume.