Neymar não deve jogar na Copa América, defende “vice” da federação brasileira

Francisco Noveletto acredita que o melhor para todos é que o próprio futebolista peça dispensa. Dirigente diz saber que há mais um vídeo do jogador com alegada vítima de violação para circular.

Foto
Neymar continua a treinar com o Brasil Reuters/RICARDO MORAES

O vice-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Francisco Noveletto, defendeu na terça-feira que Neymar, que é acusado por uma mulher de a ter violado, deve pedir dispensa da selecção.

O dirigente, que assumiu falar a título pessoal, disse ao canal de televisão brasileiro SBT que o futebolista está emocionalmente abatido com as acusações de violação sexual e sem condições para ajudar o Brasil, que vai receber a Copa América entre 14 de Junho e 7 de Julho

“Ele não vai render”, afirmou Noveletto, que também lembrou que Neymar “já deixou a desejar no Mundial de 2018”. “Imagina essa carga emocional? Todos vão acabar por ganhar se ele não vier jogar [a Copa América]”, argumentou o dirigente brasileiro em declarações citadas pela Fox Sports Brasil e a Globoesporte.

Noveletto diz que a comunicação social vai continuar atenta ao caso que envolve o jogador e garantiu que há “muito mais coisas para aparecer”. “Um amigo meu no Rio de Janeiro disse que há mais um vídeo para ser difundido” do jogador com a mulher brasileira que diz ter sido violada em Paris a 15 de Maio de 2019.

“Neymar não tem condições psicológicas para enfrentar uma Copa América e um batalhão de jornalistas”, disse. “Se alguém tivesse que tomar iniciativa, seria o menino, não a CBF. Se eu fosse o menino, pediria dispensa da Copa América. Certamente, eles [a CBF] iriam dispensar. A CBF não vai julgá-lo ou puni-lo.”

Também na terça-feira, os advogados que iriam iniciar a defesa da mulher que diz ter sido violada por Neymar abandonaram o caso. Segundo a Globo, citada pela agência Lusa, o advogado Cunha Bueno explicou que a mulher “registou a queixa com alegados factos que estão em desacordo” com o que foi inicialmente reportado.

O que está em causa?

A mulher diz que conheceu Neymar através de mensagens na rede social Instagram e que um representante do jogador lhe comprou os bilhetes de avião e reservou um quarto de hotel em Paris.

Entretanto, o jogador defendeu-se nas redes sociais expondo mensagens privadas trocadas com a mulher que o acusou de violação, com o objectivo de demonstrar que está a ser alvo de uma cilada.

A selecção brasileira está concentrada no centro de treinos de Granja Comary, na cidade de Teresópolis, no estado do Rio de Janeiro. A Polícia Civil deslocou-se ao local na manhã de domingo para recolher declarações de Neymar sobre a divulgação de mensagens de WhatsApp entre o futebolista e a mulher. Nas conversações captadas pelo telemóvel do jogador, surgem imagens da mulher, nua.

Antes do jogo de estreia do Brasil na Copa América, a 15 de Junho (1h30, SPTV1), a selecção “canarinha” irá disputar dois amigáveis frente a Qatar (quinta-feira, 1h30, SPTV2) e Honduras (domingo, 20h, SPTV2). O Brasil já conquistou o troféu por oito vezes  — a última foi em 2007. O Chile venceu as últimas duas edições (2015 e 2016).

Sugerir correcção
Comentar