PJ apreende barco que transportava mais de uma tonelada de cocaína

Sete homens estrangeiros foram detidos.

Foto
A embarcação de pesca transportava 1102 quilos de cocaína em 50 sacos de serapilheira bruno lisita/arquivo

A Polícia Judiciária, com o apoio da Marinha e da Força Aérea, interceptou, em pleno Oceano Atlântico, uma embarcação de pesca que transportava 1102 quilos de cocaína acondicionados em 50 sacos de serapilheira, informou a PJ em comunicado.

Na embarcação, que foi conduzida à Base Naval de Lisboa e apreendida, seguiam sete homens estrangeiros com idades compreendidas entre os 36 e os 64 anos, que foram detidos.

“A Polícia Judiciária, através da Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes, contando com a preciosa colaboração da Marinha e da Força Aérea, desenvolveu, nos últimos dias, uma complexa operação de combate ao tráfico transnacional de estupefacientes por via marítima na sequência da qual foi possível localizar e depois interceptar, em pleno Oceano Atlântico, uma embarcação de pesca de pavilhão brasileiro relativamente à qual se suspeitava estar a ser utilizada no transporte de elevada quantidade de cocaína com destino final ao continente europeu”, informa a PJ.

A investigação em curso, que tem o apoio do MAOC-N, da Drugs Enforcement Administration dos Estados Unidos e da National Crime Agency do Reino Unido, iniciou-se na sequência de troca de informações com a Polícia Federal do Brasil.

Duas grandes apreensões em poucos dias

Esta apreensão surge dias depois de uma embarcação com cerca de 600 quilos de cocaína proveniente das Caraíbas ter sido encontrada na marina da Horta, nos Açores. Na última quinta-feira, a Polícia Judiciária apreendeu 593 quilos de cocaína que estavam num veleiro oriundo das Caraíbas.

Na segunda-feira foi anunciado que os três tripulantes, um montenegrino, um croata e um britânico, ficaram em prisão preventiva, após interrogatório, por “perigo de fuga”. A juíza de direito considerou “estar fortemente indiciada a prática de um crime de tráfico de estupefacientes”, adiantou o Tribunal Judicial da Comarca dos Açores, em comunicado de imprensa.

A Polícia Judiciária disse que as buscas resultaram de uma investigação internacional, no âmbito do combate ao tráfico de estupefacientes por via marítima, levada a cabo pelo Departamento de Investigação Criminal de Ponta Delgada (ilha de São Miguel, Açores) e pela Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes. Na execução da busca, a PJ contou com o apoio da Polícia Marítima e da Guarda Nacional Republicana.

A investigação também teve o apoio do MAOC-N e das autoridades espanholas, francesas, italianas e montenegrinas.

Sugerir correcção
Comentar