A democracia espanhola “suspensa” por medida cautelar, diz associação antifranquista

Supremo Tribunal paralisa a exumação dos restos mortais de Franco do Vale dos Caídos. Depois de duas votações no Congresso, ainda não é desta que a transladação se concretiza. Associações de familiares das vítimas falam em “insulto à sociedade”.

Foto
Associações de recuperação da memória histórica e de familiares das vítimas do franquismo protestaram frente ao Tribunal Supremo JUAN CARLOS HIDALGO/EPA

O Supremo Tribunal espanhol paralisou esta terça-feira a transladação dos restos mortais do ditador Francisco Franco do Vale dos Caídos para um panteão no cemitério El Pardo, em Madrid, decisão que a Associação de Recuperação da Memória Histórica apelidou de “grave”, porque “o Supremo decidiu suspender cautelarmente a democracia”, nas palavras do seu presidente, Emilio Silva, citado pelo El País.

Os cinco juízes da quarta secção, unanimemente, aceitaram o recurso apresentado pelos sete netos do ditador e paralisaram a exumação, até que a sentença sobre o caso seja definitiva, de modo a não provocar o dano “irreparável”. A decisão obriga o Governo a suspender a exumação da urna marcada para 10 de Junho.

Desde que foi tomada a decisão da transladação, a família e a Fundação Francisco Franco conseguiram travar o processo administrativo 14 vezes, logrando impedir a vontade política dos poderes executivos e legislativo.

Em 2018, dois deputados do Partido Popular votaram solitariamente contra a exumação do Vale dos Caídos. Essas vozes únicas num Congresso que votou favoravelmente à esquerda ou se absteve à direita apressaram-se a explicar que se tratava de um engano, melhor, de dois enganos.

Tratando-se da segunda votação favorável e com um governo empenhado em concretizar a transladação para que o Vale dos Caídos se torne um “lugar de memória e reconciliação”, seria de esperar que o processo corresse célere, mas tem sido tudo menos isso.

Família e fundação têm atirado todas as pedras ao seu alcance para perturbar a engrenagem da transladação, incluindo pedir o translado da urna de Franco para a catedral de La Almudena, no centro de Madrid, o que obrigou o Governo a falar com o Vaticano e é agora o cerne da batalha judicial travada pela família.

No comunicado em que se congratula pela decisão do tribunal, a Fundação Francisco Franco diz que a Justiça tomou a decisão “esperada” e “óbvia” face à “loucura” e à “fanfarronice do Governo” de Pedro Sánchez.

As vítimas e os seus representantes pensam de maneira distinta e até apresentaram queixa na Justiça por um dos magistrados envolvidos na decisão, José Luis Requeiro, não ser imparcial, ao manifestar-se anteriormente contra a lei da memória histórica e ser amigo de um dos colaboradores da Fundação Francisco Franco, Santiago Milans del Bosch.

“Cada dia que Franco passa em Cuelgamuros [nome do vale na serra de Guadarrama onde está o monumento do Vale dos Caídos] constitui um insulto à sociedade espanhola e à democracia”, afirmou a plataforma Ni Valle ni Almudena, que junta uma centena de associações e que se juntou em protesto ao meio-dia frente ao Supremo Tribunal, em Madrid.

Além dos restos mortais de Franco e do fundador da Falange Espanhola, José Antonio Primo de Rivera – que o Governo também quer transladar –, no Vale dos Caídos estão enterrados pelo menos outros 33.833 cadáveres, transladados de quase todas as províncias de Espanha, permanecendo 12.410 por identificar.

Sugerir correcção
Comentar