Futebol: as novidades que vão entrar na próxima temporada

Liga e Federação anunciaram medidas que alteram planeamento de jornadas e novidades no apoio tecnológico aos árbitros.

Foto
Época 2019/2020 em Portugal começa a 4 de Agosto com a Supertaça entre Benfica e Sporting Kai Pfaffenbach / Reuters

Menos de um mês depois do fim da época futebolística em Portugal, o futebol nacional prepara-se para as alterações previstas para a próxima temporada, que arranca em Agosto. Tanto a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) como a Liga de Clubes anunciaram esta segunda-feira algumas novidades para a época 2019-2020 que se vêm juntar a outras medidas já reveladas.

Com o Benfica a vencer o campeonato e o Sporting a Taça de Portugal, os dois emblemas lisboetas vão reencontrar-se para o primeiro duelo da temporada, em que a Supertaça Cândido de Oliveira estará em disputa. Será no Estádio Algarve, no dia 4 de Agosto, que haverá derby lisboeta a dar início à nova época. 

A primeira jornada da I Liga será, segundo as entidades que regem o futebol, a 11 de Agosto e terminará a 17 de Maio de 2020 — sete dias depois, a 24 de Maio de 2020, decorrerá a final da Taça de Portugal. Entre o Natal e a passagem de ano, haverá pausa de Inverno, também aprovada pela Liga de Clubes.

Nesta segunda-feira, a FPF e a Liga anunciaram que o sistema de videoárbitro (VAR), implementado há duas épocas nas principais competições do futebol nacional, terá nos seus ecrãs o apoio de linhas gráficas para ilustrar o momento do fora-de-jogo (à semelhança da realização televisiva). A Liga de Clubes fez um balanço “positivo” do uso da tecnologia, mas continua receptiva a melhoramentos e a um melhor rendimento da ferramenta.

Este organismo, que continuará a ser liderado pelo ex-árbitro Pedro Proença, também anunciou que vão acabar os jogos da I Liga à segunda-feira, concentrando-os entre a sexta-feira e o domingo num novo horário que poderá ser utilizado no calendário: 12h45. No entanto, a segunda-feira poderá ser um dia excepcionalmente utilizado para jogos de equipas que irão disputar as competições europeias.

Recorde-se que Benfica terá acesso directo à Liga dos Campeões, tal como o Sporting na Liga Europa. FC Porto ainda terá de disputar a terceira pré-eliminatória e (caso vença) posterior play-off de acesso à fase de grupos da Champions. O mesmo cenário também se coloca ao Sp. Braga e V. Guimarães na Liga Europa, sendo que os vimaranenses entram na luta para chegar à prova a partir da segunda pré-eliminatória.

E lá fora?

Após várias tentativas, a UEFA tinha anunciado em Dezembro que iria implementar o VAR na Liga dos Campeões da próxima temporada. No entanto, o órgão máximo do futebol europeu antecipou-se e ordenou a sua utilização em Fevereiro, a partir dos oitavos-de-final — o Liverpool venceu a prova no sábado.

Para a Liga Europa, agora detida pelo Chelsea, não há medidas anunciadas. Segundo últimas informações, o VAR tem implementação prevista para a temporada 2020-21. Por outro lado, o VAR estará presente na fase final da Liga dos Nações, que arranca na quarta-feira.

Por falar em clubes ingleses, o VAR também chegará à Premier League na próxima temporada. A tecnologia já está implementada nas principais ligas europeias de futebol.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários