Morreu Roky Erickson, o músico que sonhou longe de mais

Fundador dos 13th Floor Elevators, banda charneira do rock psicadélico, criou entre 1966 e 1969 uma obra que se mostraria incrivelmente influente até aos nossos dias, levando a ideia de expansão do psicadelismo ao seu limite. Desaparece assim, aos 71 anos, um dos heróis trágicos da história da música popular urbana.

Foto
Roky Erickson foi um músico visionário, líder de uma banda considerada à margem mesmo num tempo em que abundavam os outsiders Guy Clark/Michael Ochs Archives/Getty Images

Era um dos precursores do rock psicadélico e uma figura de culto reverenciada por uma multidão de músicos de diversas gerações, dos R.E.M. aos Primal Scream, de Flea, dos Red Hot Chili Peppers, aos Animal Collective, dos Dinosaur Jr. aos Butthole Surfers de Necko Case e dos The Black Angels aos ZZ Top. Roky Erickson, vocalista dos 13th Floor Elevators, uma das bandas mais influentes da vaga psicadélica da década de 1960, morreu esta sexta-feira, anunciaram os seus representantes em comunicado. Tinha 71 anos.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar