A dor é uma ruína sem arte nenhuma

O livro de estreia de Marcos Foz observa, como num caleidoscópio, o mistério do passado e do presente, criando para a sua poesia um canto de universo.

Foto
Marcos Foz dr

Pouco haverá quem escape. Quando se lê algo que surpreende, parece aceitável querer que outros se sobressaltem. Sentir um desejo absurdo de partilha, alimentar uma ideia injustificável de fazer crescer noutros algo que em nós surgiu e parece novo. Poema longo, narrativo, Arca e Usura envolve-se, no entanto, numa aura de meditação que fractura a sua discursividade, dotando-a de uma qualidade fragmentária, elusiva, enigmática. Este é um poema que não faz pensar em linha recta, mas que se deixa sacudir pelo alterável. Anima-o a ideia de uma jornada e do seu término, antecipado em gestos díspares, dispersos movimentos, ritmos propícios, ciclos de manutenção e mudança.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar