As voltas do comboio histórico pelo Douro

Há passeios pelo Verão e nas primeiras semanas de Outono. Mas este ano há menos viagens. Última viagem a 26 de Outubro.

,Porto
Fotogaleria
Fernando Veludo/nFactos
,Transporte ferroviário
Fotogaleria
Nelson Garrido
Fotogaleria
Nelson Garrido
Fotogaleria
Nelson Garrido
Fotogaleria
Nelson Garrido
Fotogaleria
Nelson Garrido
Fotogaleria
Nelson Garrido
,Trem
Fotogaleria
Nelson Garrido
Fotogaleria
Nelson Garrido
Fotogaleria
Nelson Garrido

É considerado um dos passeios de comboio mais bonitos de Portugal. Este ano, apesar de haver menos metade de viagens no programa, o comboio histórico da Linha do Douro irá brilhar, todos os sábados, de 1 de Junho a 26 de Outubro. Há apenas uma viagem extra fora deste calendário: no feriado de 15 de Agosto.

A locomotiva a vapor, que puxa cinco carruagens históricas de madeira datadas do início do século XX, parte do Peso da Régua, distrito de Vila Real, e segue até ao Tua, concelho de Carrazeda de Ansiães, distrito de Bragança, numa viagem com vista para o rio Douro e as vinhas em socalco, em pleno Património Mundial da UNESCO.

O número de viagens programadas para 2019 equivale a cerca de metade das que foram realizadas no ano passado, já que, em edições anteriores, a CP realizava também viagens aos domingos.

Segundo a CP, num comunicado datado de Março, a redução das viagens está relacionada com a diminuição da procura que se verificou em 2018, ano em que viajaram no comboio histórico 6.190 clientes, quando em 2017 esse número foi de 10.100 clientes. A redução da oferta originou várias críticas por parte de autarcas e operadores turísticos da região, com a Comunidade Intermunicipal do Douro a classificar como “escandalosa” a redução dos comboios turísticos.

Em resposta, a CP garante que “mantém a aposta neste segmento de turismo ferroviário, procurando conjugá-la com a necessária sustentabilidade e equilíbrio económico destes produtos”, adiantando, por outro lado que o comboio também estará disponível para “a realização de circulações especiais, para clientes que estejam interessados na sua contratação”. 

Também a Linha do Vouga vai voltar a ter comboio histórico a circular: será a partir de 29 de Junho. Já o projecto especial (e gourmet) que envolve o Comboio Presidencial tem o seu regresso marcado para Setembro, a tempo das vindimas.