Godzilla? Lagarto, lagarto, lagarto

Pobre Godzilla, metido num super-trash-xunga sisudo à americana que desbarata por completa elenco e mitologia num fast food de lugares-comuns de rebolar no chão a rir.

Foto
dr

Aí a meio de Godzilla II, a sempre muito estimável Vera Farmiga explica que os “titãs” agora libertados no mundo moderno, gigantes e monstruosas criaturas oriundas de uma era antediluviana e pré-historiográfica que lançam o caos na humanidade, são a Terra a repor o seu equilíbrio natural, um sistema imunitário a responder contra a “infecção humana” que irá inevitavelmente destruir o planeta. Era já por aí que ia, em 2014, o relançamento de Godzilla, o monstro gigante imaginado no Japão pós-Hiroshima como metáfora do perigo atómico: regressar à mitologia original xintoísta criada nos anos 1950 por Ishiro Honda, integrando uma nota de sisudez pré-apocalíptica inspirada pelo estado do mundo moderno.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar