Linha do Norte esteve interrompida devido a incêndio na Azambuja

Comboios estiveram parados entre a Azambuja e o Cartaxo. Pelo menos três focos de incêndio estiveram activos na proximidade da linha férrea.

Foto
Circulação de comboios interrompida na linha férrea que passa entre a Azambuja e o Cartaxo Daniel Rocha (arquivo)

Um incêndio com três focos numa zona de mato na Azambuja, na localidade de Virtudes, levou à interrupção da circulação de comboios na Linha do Norte na tarde desta quarta-feira. O fogo já se encontra extinto depois de o alerta ter sido dado às 15h49, indicou fonte oficial da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) de Lisboa. A circulação na Linha do Norte foi retomada às 17h49, informou a Infra-estruturas de Portugal (IP) à Lusa.

Jorge Silva, presidente da Ordem dos Notários, relatou ao PÚBLICO que seguia num comboio Alfa Pendular, com destino ao norte do país, mas que a composição se encontra retida na estação da Azambuja: “Indicaram-nos que o comboio vai ficar por tempo indeterminado”. Nesta paragem, por precaução, os comboios estão parados em ambos os sentidos. A IP confirmou que essa mesma composição esteve parada “enquanto o fogo era combatido”.

“A circulação poderá sofrer alguns atrasos”, acrescentou a entidade.

“A linha foi cortada às 16h45, por indicação da Protecção Civil”, disse fonte da Infra-estruturas de Portugal à agência Lusa. O corte afectou o troço entre a Vala do Carregado, no concelho de Vila Franca de Xira, e Setil, no concelho do Cartaxo, distrito de Santarém. Os incêndios deflagraram entre as 16h e as 16h17.

Mais de 40 operacionais dos bombeiros associados aos comandos distritais de operações de socorro (CDOS) de Santarém e de Lisboa estiveram a combater as chamas, apoiados por 15 veículos.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários