Rei dos belgas recebe líder da extrema-direita pela primeira vez desde 1934

Nas legislativas e regionais de domingo, o VB foi o segundo partido mais votado na Flandres.

Foto
O presidente do Vlaams Belang (VB), Tom Van Grieken STEPHANIE LECOCQ/EPA

O rei Filipe dos Belgas recebeu nesta quarta-feira o líder político da extrema-direita em audiência no palácio real, o que não acontecia desde 1934.

O presidente do Vlaams Belang (VB), Tom Van Grieken, foi recebido pelo rei no âmbito das audiências para a formação do governo federal, após as legislativas e regionais de domingo, nas quais o partido foi o segundo partido mais votado na Flandres, a região belga de língua holandesa.

“É normal que um chefe de Estado convide o vencedor das eleições”, disse Van Grieken aos jornalistas, à chegada ao palácio, tendo o encontro durado uma meia hora.

O VB foi o segundo partido mais votado na Flandres (região norte da Bélgica), tendo conquistado 18,5% dos votos e 18 lugares na Câmara dos Representantes, sendo que, em 2003, a extrema-direita conseguiu o mesmo número de deputados federais, com 11,6% dos votos, mas não foi chamado ao palácio por Alberto II.

Esta é a primeira vez que o partido de extrema-direita é chamado a pronunciar-se sobre a formação do governo federal e, defendendo o princípio da neutralidade, o rei vai receber também o líder do PTB (extrema-esquerda), Peter Martens.

Desde 1934, ano em que Leon Degrelle – conservador que se tornou simpatizante nazi – visitou o rei Leopoldo II, que um líder da extrema-direita não era recebido no palácio real.

Sugerir correcção
Comentar