Se te derem (milhares) de ovos de codorniz, faz uma omelete gigante

Uma omelete com mais de seis metros vai ser confeccionada no Landal, Caldas da Rainha, a freguesia com a maior produção de codornizes do país.

Foto
São pequenos, mas vão fazer uma grande omelete CostaPPPR

Milhares de ovos de codorniz vão ser usados no sábado para fazer uma omelete gigante, no Landal, freguesia das Caldas da Rainha que entre quinta-feira e domingo acolhe o Festival Nacional da Codorniz.

A “omelete com mais de seis metros de comprimento” será a principal novidade da 9.ª edição do Festival Nacional da Codorniz do Landal, no concelho das Caldas da Rainha, disse à agência Lusa Armando Monteiro, presidente da freguesia “com a maior produção de codornizes do país”.

Na confecção da omelete serão usados “milhares de ovos que já começaram a ser acondicionados” e que serão partidos no sábado por “elementos das quatro associações e instituições que dinamizam as tasquinhas do festival” explicou o autarca.

O objectivo é que “a omelete seja distribuída pela população e visitantes do festival” e, espera Armando Monteiro, “que todos os anos cresça mais em número de ovos, comprimento e pessoas envolvidas nesta inovação do evento”.

Foto
FESTIVAL NACIONAL DA CODORNIZ

Outra das novidades da edição que decorre entre os dias 30 de Maio e 2 de Junho será a eleição do “melhor prato” de codorniz, a escolher entre as iguarias servidas ao longo do festival onde, no ano passado, foram servidas “25 mil codornizes em quatro dias”, divulgou o presidente.

O festim gastronómico à base de codorniz vai do tradicional escabeche às “abordagens da nova cozinha” que, segundo a organização, estarão a cargo da Escola de Hotelaria do Oeste e de chefes que criarão novos pratos, acompanhados com vinho produzido também no Landal.

Nas sobremesas destaca-se o igualmente afamado pão-de-ló da freguesia.

O objectivo do festival é dar a conhecer a carne daquela ave, considerada “rica em proteínas e aminoácidos essenciais e pobre em gorduras”, e que a organização do festival diz ser “cada vez mais consumida”.

No Landal, a espécie começou a ser produzida em 1976, tornando-se, segundo o presidente da junta, a localidade na principal produtora do país, com a criação de cerca de três milhões de codornizes na freguesia.

Sugerir correcção
Comentar