“Panda Bonds” portugueses: pagar mais agora para ganhar mais tarde?

O Tesouro português vai emitir dívida na China, em iuans. O que significa, quanto pode custar e que portas abre esta operação, uma estreia em toda a zona euro.

Foto
rui gaudencio

O que são os Panda Bonds”​?
“Panda Bonds”​ é o nome dado aos títulos de dívida que são lançados por emissões não chinesas na China, com o iuan renminbi como divisa. Com a colocação deste tipo de obrigações, entidades estrangeiras conseguem obter crédito dos investidores chineses interessados em aumentar a sua exposição aos mercados internacionais. A primeira vez que foi feita uma emissão deste tipo foi em 2005, tendo sido usada essencialmente por bancos e empresas internacionais com uma presença forte na China. As primeiras emissões de dívida pública por via de “Panda Bonds” só aconteceram em 2015.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 8 comentários