Um milhão de bicicletas por ano a saírem de Gaia para o mundo

Em pouco mais de 30 anos, a RTE - sediada em Serzedo, Vila Nova de Gaia - cresceu e transformou-se numa das maiores empresas de produção de bicicletas da Europa, com mais de um milhão de unidades fabricadas anualmente. Fomos conhecer o dia-a-dia desta empresa de sucesso.

RTE começou por fabricar apenas alguns componentes para bicicletas mas rapidamente assumiu as etapas de montagem e acabamentos. Hoje, são cerca de 500 bicicletas montadas por hora e mais de um milhão por ano, destinadas, quase na totalidade, à exportação.

O capital humano está na base da cultura da empresa, que tem uma equipa de três pessoas exclusivamente dedicadas a prestar assistência aos mais de 700 colaboradores. Apesar da automatização de alguns processos, algumas tarefas são bastante repetitivas e, por isso, as lesões musculoesqueléticas são relativamente frequentes. Para as evitar ou ajudar a superar, a RTE conta com fisioterapeutas que visitam regularmente a empresa. A cantina também é motivo de orgulho: com 3 pratos à escolha, a refeição completa custa 50 cêntimos.

RTE conta com uma equipa de colaboradores jovem, contudo há funcionares que integram a empresa há mais de 20 anos e que acompanharam o crescimento do negócio desde o primeiro dia.

Para o presidente da RTE, Jorge Salgado: “A melhoria faz-se por sucessivos processos de optimização". Além disso, considera também essencial assegurar todas as condições para que os funcionários tenham um bom ambiente e qualidade no trabalho. Associado, ainda, a localização estratégica da RTE – em Gaia, perto das principais vias de comunicação – o que representa também um factor competitivo, especialmente para a exportação.