Sismo de magnitude 8,0 abala o Norte do Peru

O abalo foi sentido não só no Peru, mas também no Brasil, Colômbia e Equador. Pelo menos uma pessoa morreu e 11 pessoas ficaram feridas

Foto
USGS

Pelo menos uma pessoa morreu e 11 pessoas ficaram feridas, num sismo de magnitude 8,0 na escala de Richter que atingiu na madrugada deste domingo a região Norte do Peru, de acordo com dados avançados pelo Centro de Operações de Emergência Nacional (COEN) do país. Já um boletim preliminar do Serviço Geológico Colombiano indica que o sismo ocorreu às 2h40 locais (8h40 em Lisboa) e teve como epicentro um ponto no centro do Peru, tendo sido sentido com intensidade em toda a Colômbia.

Às 15h, dados do COEN, partilhados no Twitter, davam conta que o terramoto atingiu 51 famílias, deixando 55 casas inabitáveis, quatro centros de saúde com danos e dois completamente destruídos, e cinco escolas danificadas. A vítima mortal faleceu devido ao desprendimento de uma rocha, na região de Cajamarca, no Norte do Peru.

Os Serviços Geológicos dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês) referem que o sismo teve uma magnitude de 8,0 na escala de Richter. O abalo foi sentido não só no Peru, mas também no Brasil, Colômbia e Equador. Segundo as autoridades norte-americanas, o epicentro do terramoto está a cerca de 180 quilómetros a este da cidade de Moyobamba e a uma profundidade de cerca de 105 quilómetros.

O Presidente do Peru, Martín Vizcarra, reagiu no Twitter, apelando à calma: “O forte movimento telúrico ocorrido nesta madrugada sentiu-se em várias regiões do país. Estamos a avaliar quais as zonas mais afectadas. A todos os nossos cidadãos peço que mantenhamos a calma”, escreveu.

O Instituto Geofísico do Peru (IGP), através da rede social Twitter, divulgou, de acordo com a agência de notícias Efe, que a essa hora foi registado um sismo de magnitude de 7,2 no Alto Amazonas peruano, a setenta quilómetros a sul do distrito de Lagunas e a uma profundidade de 141 quilómetros.

O sismo tem um grau de intensidade V na escala de Mercalli (que vai de I a XII, em numeração romana​), o correspondente a um sismo “forte”. Este tipo de sismos pode ser sentido fora de casa e as pessoas são acordadas pelo abalo, os líquidos oscilam ou extravasam e pequenos objectos podem ser derrubados. Também as portas podem oscilar, fechar ou abrir; os quadros e os estores movem-se e os pêndulos dos relógios param, iniciam ou alteram o seu estado de oscilação.

Sugerir correcção
Comentar