Dario Cataldo vence 15.ª etapa do Giro

Equatoriano Carapaz reforça liderança antes da folga do pelotão. Azarado, favorito Roglic atrasou-se.

Foto
dr

Problemas mecânicos, primeiro, e uma queda, depois, limitaram fortemente a prestação do ciclista esloveno Primoz Roglic (Visma), principal favorito da Volta a Itália, que este domingo perdeu 40 segundos na 15.ª etapa, ganha por Dario Cataldo (Astana).

Os 232 quilómetros entre Ivrea e Como permitiram ao equatoriano Richard Carapaz (Movistar) consolidar a liderança, agora com 47 segundos sobre o azarado esloveno e 1m47s sobre o italiano Vincenzo Nibali (Barhain-Merida).

Esse foi o resultado da luta entre favoritos nas subidas do dia, que se desenrolou à margem do “duelo” a dois pelo primeiro lugar na etapa, entre os que tinham escapado ao pelotão.

O italiano Dario Cataldo superou ao “sprint” o compatriota e companheiro de fuga Mattia Cattaneo (Androni Giocattoli-Sidermec), gastando 5h48m15s, menos 11 segundos do que o britânico Simon Yates (Mitchelton-Scott), terceiro na etapa.

Os fugitivos abordaram o primeiro grande “problema” do dia, a Maddona del Ghisallo, e continuaram em destaque na Colma di Sormano e em Civiglio.

Sem colegas de equipa ao lado, Roglic enfrentou problemas mecânicos na subida de Colma di Sormano e teve de esperar pela bicileta de Antwan Tolhoek. Não voltou a colar-se a Carapaz ou Nibali e a sua situação agravou-se um pouco, com uma queda nas margens do Lago Como, já a quatro quilómetros do fim.

Roglic perdeu 40 segundos para Carapaz e Nibali e tem agora um dia de descanso para recuperar e tentar que a 16.ª etapa, considerada a “rainha”, pela dureza da montanha, não lhe seja desfavorável.

O favoritismo inicial de Roglic, muito assente na excelência do contra-relógio, tem-se diluído e agora é muito claro que tanto Carapaz como Nibali têm reais hipóteses, se estiverem bem na terça-feira.

Em quarto, o polaco Rafal Majka (Bora-Hansgrohe), está a 2m35s e em quinto aparece o segundo da Movistar, Mikel Landa, a 3m15s. O português Amaro Antunes continuou a sua “travessia” dos Alpes integrado nos grupos mais atrasados. Foi 85.º, a 31m45s, e na geral ocupa o 58.º posto, a 1h21m55s.

Esta segunda-feira os ciclistas terão o segundo dia de descanso, antes de disputarem a 16.ª etapa, entre Lovere e Ponte di Legno (226 quilómetros).

Sugerir correcção
Comentar