Orlando Figueira exige 15 milhões a Proença de Carvalho em tribunal

Procurador condenado na Operação Fizz desencadeou acção cível contra advogado e banqueiro angolano. Responsabiliza-os pela situação em que se encontra. Está isento de custas que ascenderiam a 80 mil euros

Foto
Rui Gaudêncio (arquivo)

O procurador Orlando Figueira, condenado por ter sido corrompido pelo ex-vice-presidente de Angola Manuel Vicente, desencadeou uma acção cível contra o advogado Daniel Proença de Carvalho no valor de 14,99 milhões de euros.

Além do advogado, são visados na mesma acção a sociedade de advogados Uría Menéndez, de Proença de Carvalho, e o banqueiro angolano Carlos José da Silva. Orlando Figueira acusa este último de lhe ter montado uma cilada para o afastar da magistratura. Já no que respeita ao causídico, assegura que comprou o seu silêncio prometendo-lhe um emprego e o pagamento das despesas com a sua defesa em tribunal em troca do seu silêncio sobre o relacionamento laboral que manteve com Carlos Silva.

Em causa está o processo que ficou conhecido como Operação Fizz, em que Orlando Figueira foi sentenciado a seis anos e oito meses de cadeia. Os juízes de primeira instância consideraram provada a acusação do Ministério Público, segundo a qual Orlando Figueira, que trabalhava no Departamento Central de Investigação e Acção Penal, recebeu em 2012 mais de 760 mil euros do ex-vice-Presidente de Angola e ainda um emprego no sector privado, no BCP, para arquivar uma investigação que tinha em mãos sobre a compra por parte de Manuel Vicente de um imóvel de luxo no edifício Estoril-Sol, no valor de 3,8 milhões de euros. 

O magistrado sempre negou ter recebido luvas, mas quando o julgamento estava prestes a arrancar acabou por implicar duas pessoas a quem nunca tinha aludido até aí a sua defesa: Proença de Carvalho e Carlos Silva. Garantiu que o banqueiro o havia aliciado a ir trabalhar para Luanda, convite cujo objectivo seria afastá-lo das investigações aos angolanos que conduzia no DCIAP.

Mas Carlos Silva desmentiu o magistrado, segundo o qual o papel de Proença de Carvalho em toda a história terá sido o de intermediário entre si e o empresário angolano. O advogado admite ter recebido o magistrado no seu escritório em 2015, quando Orlando Figueira recorreu a ele para rescindir um contrato de trabalho com uma empresa angolana, mas fala em denúncia caluniosa no que diz respeito a ter comprado o seu silêncio.

Contactado pelo PÚBLICO, o causídico diz que apesar de não ter processado o magistrado ainda poderá vir a fazê-lo. Desvaloriza, apesar disso, os mais recentes desenvolvimentos neste caso: “Todas as pessoas têm direito à sua loucura. As acusações de Orlando Figueira só podem basear-se no delírio, porque nada as sustenta, como de resto ficou provado em tribunal”.

Sete dos 15 milhões exigidos por Orlando Figueira no Tribunal Cível de Lisboa referem-se a danos patrimoniais, enquanto os restantes oito milhões têm por base alegados danos morais. A acção cível deu entrada ontem, tendo Orlando Figueira conseguido, após um pedido ao tribunal nesse sentido, ficar isento de custas judiciais que ascenderiam a qualquer coisa como 80 mil euros. Também lhe foi concedido apoio judiciário, uma vez que continua a ter bens apreendidos.

O procurador pediu recentemente para interromper a licença sem vencimento de longa duração que tirou em 2012. Regressou à magistratura, tendo sido colocado em Sintra, estando a receber cerca de 3500 euros mensais. Mas não se encontra a exercer: continua suspenso de funções por a Operação Fizz ainda não ter tido um desfecho, uma vez que tanto ele como outro arguido do processo, o advogado Paulo Blanco, recorreram para o Tribunal da Relação de Lisboa das respectivas condenações.

O Ministério Público chegou a anunciar a abertura de investigações a Carlos José da Silva e a Proença de Carvalho na sequência das suspeitas lançadas por Orlando Figueira, mas até agora não são conhecidos quaisquer inquéritos sobre qualquer um dos dois no âmbito da Operação Fizz.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários