Visita ao Museu Etnográfico do Vouga é, agora, guiada pela família que lá viveu

Aplicação móvel ajuda a contar a história da Casa dos Carrondos, transformada, desde 1977, em unidade museológica. Situado em Mourisca, Águeda, o equipamento guarda mais de 50 mil peças.

Fotogaleria
Adriano Miranda
Fotogaleria
Adriano Miranda
Fotogaleria
Adriano Miranda
Fotogaleria
Adriano Miranda
Licor
Fotogaleria
Adriano Miranda
Fotogaleria
Adriano Miranda
Fotogaleria
Adriano Miranda
Fotogaleria
Adriano Miranda
Fotogaleria
Adriano Miranda
Fotogaleria
Adriano Miranda
Fotogaleria
Adriano Miranda
Fotogaleria
Adriano Miranda
Fotogaleria
Adriano Miranda

Podia ser uma casa senhorial igual a tantas outras. Datada de finais do século XIX, de gosto burguês, e com uma fachada coberta de azulejos. O jardim mantém-se fiel ao estilo da época e a forma como se encontra cuidado leva-nos a acreditar que a casa ainda é habitada. E assim é, de alguma forma. Hoje, este belo imóvel situado em Mourisca do Vouga, município de Águeda, é propriedade do Grupo Folclórico da Região do Vouga e alberga um museu etnográfico digno de ser visitado. Uma experiência que pode, agora, ser vivida de forma mais atractiva e lúdica, graças à criação de uma aplicação móvel (bilingue) que decidiu colocar a família Carrondo, que outrora habitou a casa, a guiar as visitas ao espaço.

Na prática, foram criadas “quatro personagens - pai, mãe e filhos -, que contam a histórias da utilização de objectos que constituem o espólio do museu”, introduz Paulo Morgado, da empresa responsável pela criação da app, que permite que a visita seja feita ao longo de três percursos diferentes ou de forma livre (através da leitura dos QR-codes nos artefactos expostos). “Fomos contidos na quantidade de peças que apresentamos nesta narrativa, pois o museu tem mais de 50 mil. Fomos às peças-chave”, acrescenta o director da Pointify. Só a título de exemplo, só xailes são mais de 100, alguns deles “peças únicas, que o Museu do Traje, em Lisboa, gostava de ter e não tem”, nota.

Seja nesta sala ou em qualquer um dos outros espaços da casa, as peças escondem narrativas emocionantes. Começando, desde logo, pelo bengaleiro instalado à entrada da habitação, peça comum “nas casas senhoriais, dada a importância da bengala ao longo dos tempos”. “Se no século XVII esta simbolizava riqueza e importância, no século XIX passa a ser um objecto de moda incontornável”, conta Alcides Carrondo, o anfitrião da visita guiada através da app.

A visita atravessa, ainda, a sala dos lenços, a sala de jantar, a cozinha, os quartos, a sala dos jogos e a sala das profissões. Nesta última, são apresentados vários artefactos da agricultura – que era, na época, uma das maiores formas de subsistência na Mourisca do Vouga – sem deixar de dar visibilidade a profissões como as do barbeiro ou o fotógrafo, passando pelo sapateiro, ferreiro e costureira. Todas elas evocadas com peças antigas e originais, que foram sendo doadas ao Grupo Folclórico da Região do Vouga.

A mítica FAMEL, que foi uma das maiores empresas de motorizadas de Portugal, também está ali representada, através de fotografias e de documentos originários da fábrica. Estava instalada ali mesmo, em Mourisca do Vouga, e dava emprego a gente da terra. O mesmo acontece com a SOTAM, outra fábrica de motorizadas que marcou a história da terra.

Dentro daquele museu cabe também uma representação do que eram as antigas escolas primárias. Na parede, um grande mapa, que “mostra o império português, com Portugal Insular e Ultramarino”, e as fotografias de Oliveira Salazar e de Carmona. “Temos de saber os nomes de todos os rios, serras e caminhos-de-ferro do nosso território!”, contam as personagens que guiam a visita multimédia. Ao lado, recriam-se, também, uma farmácia antiga e um pequeno local de culto. Tudo para que não se perca a memória daquele que foi o modo de vida de outras épocas.

As novas tecnologias ao serviço da história

Celestino Pinto é o presidente do Grupo Folclórico da Região do Vouga e, consequentemente, o verdadeiro responsável pelo Museu Etnográfico do Vouga. Conhece cada uma das mais de 50 mil peças que ali estão e está sempre a postos para contar as histórias que giram à volta delas. Ainda assim, vê com bons olhos esta aposta nas novas tecnologias para ajudar a orientar os visitantes, conseguida no âmbito de uma parceria com a câmara municipal de Águeda.

Da parte da autarquia, surge o reconhecimento da importância desta unidade museológica enquanto atractivo turístico e a perspectiva de que “esta aplicação ajude a atrair ainda mais visitantes ao Museu Etnográfico”, destaca a vereadora Elsa Corga. “É muito interessante este contraste entre o que temos exposto no museu, tão antigo, com as novas tecnologias”, acrescentou.

Sugerir correcção
Comentar