Centeno: Governo quer manter rede Multibanco gratuita

Ministro das Finanças contraria banqueiros que criticam utilização gratuita da rede de caixas automáticas em Portugal, gerida pela SIBS.

Foto
Miguel Manso

O ministro das Finanças, Mário Centeno, afirmou nesta sexta-feira que, se depender do Governo, “a rede de caixas automáticas” Multibanco vai continuar gratuita para todos os portugueses. O governante respondia assim aos banqueiros que defendem que a utilização da rede Multibanco deve passar a ser paga em Portugal.

“Nos últimos anos, o acesso online aos serviços bancários tornou-se mais comum, enquanto forma de relacionamento dos clientes com os bancos, assim como o recurso a caixas automáticas. Se, por um lado, os bancos devem prestar serviços de qualidade, com comissões acessíveis a quem não acompanha a era digital, por outro lado, a rede de caixas automáticas, no que depender do Governo, vai continuar gratuita para os portugueses”, disse o ministro, numa intervenção feita na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, onde decorre o Fórum Financeiro Outlook 2019, sob o título Portugal - De aqui para onde?

Numa conferência no início do mês, os presidentes executivos do BCP, BPI, Caixa Geral de Depósitos (CGD) e Novo Banco defenderam que o multibanco deve ser pago ou, em alternativa, ter critérios uniformes em toda a zona euro – ou seja, ser gratuito em toda a Europa.

Sugerir correcção
Ler 3 comentários