Concentrações de pólenes muito elevadas em Portugal continental

O boletim polínico semanal indica quais as plantas que poderão libertar maior quantidade de pólen e potenciar a ocorrência de alergias.

Foto
PIXABAY (arquivo)

As concentrações de pólenes estarão muito elevadas em todos os distritos de Portugal continental e baixas na Madeira e nos Açores entre 24 e 30 de Maio, segundo o boletim polínico semanal divulgado esta quinta-feira.

De acordo com o boletim emitido pela Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica, os níveis de pólenes estarão muito elevados nos distritos de Vila Real, Porto, Coimbra, Castelo Branco, Lisboa, Évora e no concelho de Portimão, baixos no Funchal (Madeira) e elevados em Ponta Delgada (Açores).

As previsões apontam para o predomínio no continente de pólenes das árvores oliveira, carvalho e sobreiro e das ervas gramíneas, parietária, azeda e urtiga.

As concentrações de pólenes podem provocar doenças alérgicas, do aparelho respiratório (asma e rinite alérgica), dos olhos (conjuntivite alérgica) ou da pele (urticária e eczema).

Alergias: o que é, como prevenir e o que fazer?

As alergias são respostas exacerbadas do organismo a particulas ou substâncias que se encontram quer em casa, quer no exterior, ou nos alimentos. Factores genéticos, estilo de vida e consumo excessivo de medicamentos podem aumentar a probabilidade de alergias.

Os especialistas recomendam alguns cuidados a ter em épocas de concentração de pólenes elevados:

  • Em ambiente interior, ter o cuidados de manter as janelas fechadas durante o dia, optando por ventilar a casa mais para o final do dia; evitar carpetes e alcatifas; utilizar colchões com menos de um ano; utilizar lençóis de algodão e edredão sintético; lavar a roupa da cama e as cobertas plásticas com água a temperaturas superiores a 50ºC; remover do quarto peluches ou objectos que acumulem pó (livros, por exemplo); usar aspiradores com filtro de alta eficiência (HEPA); controlar a humidade relativa em valor inferior a 50%.
  • Em ambiente exterior, deverá evitar ir para o campo durante os períodos de grande concentração de pólenes, em especial no período da manhã; usar óculos escuros; e viajar de carro com as janelas fechadas (motociclistas devem usar capacete integral).
Sugerir correcção
Ler 1 comentários