Há festa na Pax Julia. Por três dias, Beja volta a ser romana

O 6.º Festival Beja Romana anima a cidade de 23 a 25 de Maio.

Pax Julia
Fotogaleria
DR
Fotogaleria
DR
Fotogaleria
DR
Fotogaleria
DR
Fotogaleria
DR

Recriações históricas, mercado romano, espectáculos, acepipes, exposições e conferências vão marcar o 6.º Festival Beja Romana, entre quinta-feira e sábado, para a população reviver “a imponência” da antiga cidade Pax Julia.

A Praça da República, onde se situava o fórum romano e onde estão identificados dois templos romanos de Pax Julia, “um dos quais é o maior e mais monumental descoberto até hoje em território português”, vai ser o “epicentro” do festival, adianta a autarquia de Beja, que organiza o evento.

Sob o tema “Partilha de culturas”, o festival "surge como um encontro” entre o património do período romano e a actualidade, e vai incluir actividades de animação e educativas, como recriações históricas, cortejos, mercado romano, “acepipes”, espectáculos de música, dança, teatro e artes circenses, sessões de contos, jogos romanos, exposições, conferências, oficinas didácticas, visitas guiadas e pedagógicas e museu ao vivo.

DR
DR
Fotogaleria
DR

Uns dos “momentos altos” do festival são os cortejos romanos abertos à participação da população, e que percorrem várias artérias da cidade, “numa verdadeira manifestação do esplendor da época romana”, refere o município.

O festival inclui cortejos pelo centro histórico, com saídas às 11h e 17:30. O mercado romano, com espaços de restauração e bebidas, onde mercadores e artesãos podem vender produtos alimentares e de artesanato, vai funcionar nos três dias do festival, sempre a partir das 11h, na Praça da República. Em grande destaque no certame, a “Domus”, uma recriação de uma casa romana, onde se poderá provar vinho de talha, cujo processo de vinificação foi desenvolvido pelos romanos, e que se mantém até aos dias de hoje.

Foto
DR

Um espaço infantil, com mais de 30 jogos romanos para miúdos, a Quintinha dos Animais e um museu ao vivo, com demonstrações de artes e ofícios, são outras das propostas.

O festival vai incluir também um peddy paper à “descoberta” dos vestígios romanos de Beja e o Concurso de Fotografia Digital VI Beja Romana, no qual o município convida os interessados a tirarem fotografias sobre o património histórico da cidade associado ao período romano e vivências do festival. O programa do festival e as informações sobre o concurso estão disponíveis no site oficial.

Sugerir correcção
Comentar