Testes de ADN confirmam que restos mortais exumados são de Jonas Savimbi

A confirmação foi feita esta segunda-feira pelo ministro de Estado angolano Pedro Sebastião, na presença de familiares de Jonas Savimbi, de representantes da UNITA e das quatro instituições que procederam aos testes, incluindo uma de Portugal.

Foto
Cerimónia nos Jerónimos em 2002 RUI GAUDENCIO

Os testes de ADN feitos por entidades independentes aos restos mortais de Jonas Savimbi, exumados a 31 de Janeiro, confirmaram tratar-se do líder histórico da UNITA, morto em combate em 2002, anunciou nesta segunda-feira o Governo angolano.

A confirmação foi feita pelo ministro de Estado angolano e chefe da Casa de Segurança, Pedro Sebastião, numa conferência de imprensa na presença de familiares de Jonas Savimbi, de representantes da União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA) e das quatro instituições que procederam aos testes, incluindo uma de Portugal.

Segundo Pedro Sebastião, o executivo angolano vai entregar os restos mortais de Savimbi a 28 deste mês no Bié, assumindo toda a logística para que possam ser realizadas as exéquias fúnebres no dia seguinte, em Lopitanga. O ministro reiterou a disponibilidade do Governo para apoiar a realização das exéquias fúnebres a 29 de Maio, salientando no entanto que esta é uma “data indicativa”.

Pedro Sebastião coordena a Comissão Multissetorial para o Processo de Exumação, Transladação e Inumação dos Restos Mortais do Dr. Jonas Savimbi, criada a 15 de Agosto de 2018, num despacho presidencial.

A UNITA, através do seu presidente, Isaías Samakuva, vai fazer uma conferência de imprensa ainda esta segunda-feira para dar a sua posição face à divulgação dos resultados dos testes de ADN, que, segundo disse à agência Lusa Francisco Corte Real, do Instituto de Medicina Legal e Ciências Forenses de Portugal, têm uma correspondência de 97,99%.

Sugerir correcção
Comentar