Alimentação saudável: é no equilíbrio que está a virtude

Quantas vezes já ouviu falar na roda dos alimentos? E quantas teorias sabe sobre alimentação? Tendo por base a dieta mediterrânica, desmistificamos a verdadeira importância de seguir uma alimentação saudável. E a de ir ao supermercado com essa escolha, a priori, facilitada.

Fotogaleria
Exercício
Fotogaleria

Num mundo onde chegam a todo o momento novas tendências, teorias e estudos sobre alimentação, onde há cada vez mais informação sobre a composição dos alimentos que comemos, e sobretudo num momento em que cada vez mais pessoas optam por opções nutritivas, há quem se esqueça, muitas vezes, do fundamental. Que, simplificando, consiste em saber que alimentos privilegiar para levar uma vida com mais saúde. Em Portugal, e com base na posição geográfica, na cultura e na história (preferências à parte, claro) a dieta mediterrânica é a que mais sobressai na gastronomia portuguesa. A Dieta Mediterrânica um padrão alimentar que promove o consumo de fruta e hortícolas, cereais integrais e, de forma moderada, o peixe, carne e lacticínios. Lembra-nos, também, o azeite e os frutos oleaginosos, como excelentes fontes de gorduras saudáveis. Segundo as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) ou, a nível nacional, da Direcção Geral de Saúde (DGS), esta é a dieta ideal para promover a saúde. Mas como escolher os alimentos certos? 

Porque é que o equilíbrio é o segredo?

Com um mundo de alimentos à escolha, torna-se difícil fazer as compras mais acertadas sempre que se entra num supermercado. A pensar nessa escolha, o Continente aposta continuamente em garantir que oferece uma linha alargada de produtos que garantem a satisfaç;ão das necessidades dos portugueses, incluindo produtos que orientam o consumidor nas suas escolhas mais saudáveis. Em alguns produtos, os principais benefícios vêm destacados na parte da frente da embalagem, tornando mais simples para o consumidor conhecer as propriedades do mesmo. Assim, o Continente Equilíbrio fornece opções naturalmente ricas ou enriquecidas em certos nutrientes, como proteína e fibra, vitaminas ou minerais, e produtos com menor teor nos nutrientes que devem ser consumidos de forma moderada (gordura total e saturada, açúcares e sal). Para tal, o Continente disponibiliza também a ajuda do semá;foro nutricional, uma ferramenta que simplifica a leitura dos rótulos.

Foto
GettyImages

Escolhas saudáveis para todas as refeições

Uma das apostas da marca Continente Equilíbrio são os cereais, e principalmente os integrais, que são ricos em fibra. As vantagens? Melhorar o trânsito intestinal, controlar a glicémia, promover a saciedade, fornecer protecção cardiovascular, entre outras. Para começar o dia com energia, o pão ou os cereais de pequeno-almoço são uma excelente opção. Já as tostas ou bolachas de arroz ou milho, são práticas para levar e incluir nos lanches da manhã ou da tarde. Todas estas opções com teores baixos ou moderados de gorduras, açúcares e sal. Para o primeiro prato do almoço ou do jantar, uma das melhores opções são as sopas em copo Continente Equilíbrio sem batata, uma opção menos calórica que poderá incluir na sua alimentação e são, acima de tudo, uma opção prática para levar consigo e beber onde quiser. Se seguir para o prato principal e nesse dia não tiver muito tempo para cozinhar, as leguminosas cozinhadas e conservadas em água com sal também são uma boa opção. Também pode optar pelos vegetais congelados, igualmente nutritivos.

Que não falte a sobremesa

Para a sobremesa a fruta é sempre a melhor opção. De preferência fresca e, sempre que possível, com casca. Mas para adoçar naturalmente as sobremesas e os lanches mais saudáveis, o Continente oferece deliciosos mix de fruta congelada com os quais pode fazer batidos, gelados ou até os trendy smoothie bowls. Também existe uma bebida de eleição: a água. Insubstituível, não fosse esta estar no centro da Roda dos Alimentos. Apesar de na maioria dos dias dever ser a única escolha, existem opções, como os sumos 100% fruta, que permitem, por um lado ajudar a manter a hidratação, e por outro lado, contribuir para o consumo de fruta, já que são compostos exclusivamente por fruta, em inúmeras combinações.

Leite: o que escolher?

Apesar das controvérsias é reconhecida, pelas entidades nacionais e internacionais, a importância dos lacticínios numa alimentação equilibrada, sobretudo nos primeiros anos de vida. A partir de certa idade, deve optar-se pelo leite magro e, se o preferir aromatizado, em vez de escolher as versões açucaradas, adicione ingredientes como cacau, canela, café ou chicória ao leite magro Continente Equilíbrio. Os derivados lácteos, como o iogurte, o queijo e o requeijão, também podem, e devem, fazer parte de uma alimentação saudável. Com tantas opções, a marca Continente facilita as escolhas dos consumidores, colocando no mercado um vasto leque de opções e sabores de iogurtes magros e sem açúcares adicionados, e queijos com teores reduzidos de gordura e sal. Sempre em linha de pensamento com a dieta mediterrânica, esta marca disponibiliza ainda os frutos oleaginosos (comummente chamados de frutos secos) como as amêndoas, nozes, avelãs, entre outros. Um punhado por dia, ou cerca de 50 gramas, é o recomendado para promover a sua saúde.

Assim, conforme a disposição, o apetite e a ocasião, há receitas deliciosas para todos os momentos – e a gama Continente Equilíbrio vai ajudá-lo a escolher a melhor opção para a saúde, mantendo o prazer de desfrutar de uma deliciosa refeição. 

Foto
Continente Equilíbrio
Continente Equilíbrio
Fotogaleria
Continente Equilíbrio