“Sei que ainda posso fazer melhor”, diz Inês Henriques depois de vencer a primeira medalha na Taça da Europa

A atleta campeã da Europa e do mundo na disciplina 50 quilómetros marcha conquistou o bronze na Lituânia e falou ao PÚBLICO minutos depois. Nos masculinos, João Vieira também conquistou medalha de bronze.

Inês Henriques
Fotogaleria
Inês Henriques FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE ATLETISMO
João Vieira
Fotogaleria
João Vieira FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE ATLETISMO

A marcha portuguesa volta a conquistar medalhas. Inês Henriques e João Vieira conquistaram este domingo a medalha de bronze na Taça da Europa, na disciplina de 50 quilómetros marcha atlética. A prova decorre em Alytus, na Lituânia, onde ambos garantiram os mínimos para os mundiais de Doha, a acontecerem a partir de 27 de Setembro.

A atleta do CN de Rio Maior, que regressou à competição após a medalha de ouro no Campeonato da Europa, em Agosto de 2018, em Berlim, completou esta prova em 4 horas, 13 minutos e 57 segundos. Inês Henriques conquistou também o campeonato do mundo da disciplina em 2017, em Londres.

Ao PÚBLICO, Inês Henriques frisou que esta é a sua primeira medalha da carreira na Taça da Europa e que, depois de estar dois meses parada devido a uma lesão na perna esquerda, este lugar “representa toda a batalha que teve ao longo da sua recuperação”. “Estou muito feliz, a prova correu muito bem, mas sinto que ainda posso fazer melhor”, frisou a actual campeã da Europa e do mundo na disciplina de atletismo.

Além disso, a meta da atleta portuguesa continua em querer manter a prova de 50 quilómetros marcha nos próximos Jogos Olímpicos, em 2020, em Tóquio. No entanto, a decisão final continua por revelar.

Inês Henriques manteve-se na luta pelas medalhas até ao final, tendo caído para o terceiro lugar aos 31 quilómetros, quando foi ultrapassada pela espanhola Julia Takacs. A marchadora portuguesa conseguiu assim os mínimos para os Mundiais de Doha, o mesmo sucedendo com Mara Ribeiro, que foi 12.ª com o tempo de 4:27.14. A italiana Eleonora Giorgi venceu a prova com o tempo de 4:04.50, novo recorde europeu, enquanto a medalha de prata foi para Julia Takacs, que é a nova recordista de Espanha com 4:05.46.

Nos 10 quilómetros, a júnior Joana Pontes foi 12.ª classificada, com 50.07 minutos.

João Vieira, atleta do Sporting, alcançou o terceiro lugar em 3 horas, 46 minutos e 38 segundos (a sua terceira melhor marca de sempre), depois de ter vencido o título nacional de marcha em pista, no passado dia 27 de Abril.

Na prova de 50 quilómetros, que se iniciou às 08:00 locais (06:00 em Lisboa), o recordista nacional começou cautelosamente, sendo 16.º aos 10 quilómetros e sexto aos 20, para atingir o terceiro posto aos 43.

Até ao final, o sportinguista, de 43 anos, manteve-se na luta pelas medalhas, fechando o pódio com a marca de 3:46.28 horas e com mínimos para os Mundiais de Doha 2019 e para os Jogos Olímpicos de Tóquio2020.

O vencedor da prova foi o francês Yohann Diniz, recordista mundial, que fez 3:37.43, recorde da prova. O segundo foi o bielorrusso Dzimitry Dziubin (3:45.51).

Inês Henriques confirmou que o atleta compatriota também está feliz pela conquista e vincou que “a marcha portuguesa continua a crescer”. com Lusa

Sugerir correcção
Comentar