Giri, Mamediarov e Aronian caem no Grand Prix de Moscovo

Competição integra as provas que permitem o acesso ao torneio de candidatos do Campeonato do Mundo dos dois primeiros classificados.

Foto
LUSA/FACUNDO ARRIZABALAGA

A primeira das quatro provas que integram o Grand Prix de 2019, começou a disputar-se em Moscovo, com vários dos favoritos a caírem logo na primeira eliminatória. Integrado no ciclo do Campeonato do Mundo, o Grand Prix permitirá o acesso ao torneio de candidatos dos dois primeiros classificados, no somatório dos pontos acumulados nos três eventos em que cada um dos 21 xadrezistas participará.

Este ano, contudo, o formato sofreu uma total revolução, deixando de se disputar no sistema de todos-contra-todos, e passando a realizar-se no sistema KO, idêntico ao que se utiliza na Taça do Mundo.

O holandês Anish Giri, 4.º do ranking mundial e o melhor cotado dos jogadores que participam no Grand Prix, pelos critérios de emparceiramento, tinha como adversário o jogador com menor ranking, o russo Danil Dubov, o único com uma pontuação inferior aos 2700 pontos, ainda que por escassa margem. No entanto, em Dezembro passado Dubov, tinha demonstrado encontrar-se em excelente momento de forma, quando se sagrou, contra todas as expectativas, campeão mundial na variante de partidas semi-rápidas. Mas em partidas clássicas o jovem russo ainda não tinha tido grandes oportunidades de mostrar a sua qualidade.

Contudo, se dúvidas havia, a forma como eliminou Giri dissiparam-nas completamente. Na primeira partida, de brancas, Giri já tinha escapado por uma unha-negra, e na segunda foi vencido de forma implacável, depois de Dubov ter criado uma obra de arte do xadrez de ataque.

Entre os favoritos também Mamediarov, número dois da prova, foi eliminado pelo polaco Wosjtajek, ao perder a primeira partida do mini match, tal como o arménio Aronian, mas neste caso o seu carrasco foi o actual número um russo Ian Nepomniachtchi.

No duelo entre os homens da casa Grischuk impôs-se a Karjakin, e Svidler a Vitiukov. O outro encontro a ser decidido sem se ter de recorrer ao desempate das partidas semi-rápidas foi o que opôs o único júnior presente, Wei Yi, ao russo Jakovenko, com o chinês, na segunda partida, a dar a volta a uma posição difícil.

Os dois norte-americanos presentes passaram ambos à segunda eliminatória, depois de terem vencido nas partidas de 25 minutos, respectivamente, Radjabov, do Azerbaijão e o polaco Duda. Nesta segunda-feira disputa-se a primeira partida dos quartos-de-final que opõe Dubov a Nakamura, Grischuk a So, Nepomniachtchi a Yi e Svidler a Wosjtaszek.

Sugerir correcção
Ler 8 comentários