Medalha de Mérito distingue Maria João Pires por “serviço de excepção” na divulgação cultural

Graça Fonseca classificou o Centro Belgais como “um espaço de cultura, no sentido mais amplo que a ideia consegue conter, com um cariz pedagógico e social a complementar este lugar da e para a música”. A pianista vai ser distinguida, em Setembro, com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique, anunciou o Presidente da República.

Foto
O Presidente da República esteve na cerimónia, mas não prestou declarações LUSA/ANTÓNIO JOSÉ

A ministra da Cultura atribuiu neste domingo em Belgais, Castelo Branco, a Medalha de Mérito Cultural à pianista Maria João Pires, destacando o seu “serviço de excepção” na divulgação cultural e a sua “entrega à música”.

“Esta medalha simboliza um compromisso do Governo com as artes e uma aproximação entre as políticas públicas para a Cultura e aqueles que, através do país e ao longo do tempo, prestaram um serviço de excepção na acção e divulgação cultural em Portugal”, afirmou Graça Fonseca.

A governante, que falava durante a atribuição da Medalha de Mérito Cultural, no Centro Belgais para o Estudo das Artes, em Escalos de Baixo, explicou que foi com Maria João Pires que aprendeu não apenas a gostar, mas, fundamentalmente, “a serenar e a sonhar a vida ao som de música clássica”.

“É, pois, com enorme sentimento de humildade e de gratidão que hoje aqui estou — como pessoa, mas também com um imenso orgulho por aqui representar o Governo português neste momento, tão simbólico como relevante, de reconhecimento e agradecimento pelo talento extraordinário e pela entrega à música”, sustentou.

Graça Fonseca sublinhou que a entrega da distinção à pianista “é um privilégio maior” após o recital “De Budapeste ao Delta”, do ciclo de concertos “O Fio de Danúbio”, em Belgais.

“Este é verdadeiramente um espaço de cultura, no sentido mais amplo que a ideia consegue conter, com um cariz pedagógico e social a complementar este lugar da e para a música. E é este, também, o sentido abrangente que a ideia de cultura ganha na carreira, no trabalho e no exemplo de excepção de Maria João Pires, numa vida dedicada à música, que este espaço tão bem exemplifica”, declarou.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, esteve também na cerimónia, mas não prestou declarações.

Segundo a ministra da Cultura, há um amplo sentido na atribuição desta medalha, ou seja, este reconhecimento é encarado como um “poder-dever, no sentido de que, sendo uma atribuição do Governo, ela não corresponde apenas ao mérito que pretende traduzir, mas também ao cumprimento de um imperativo de memória e de aproximação”.

A governante realçou que cada nome que é homenageado eleva a cultura portuguesa, deixando, como Maria João Pires, um registo inapagável.

“É também um gesto de agradecimento do Governo português a Maria João Pires por uma vida dedicada à música, à sua interpretação, premiada e distinguida com o consenso tanto da comunidade artística como do público”, concluiu.

"Uma medalha para o futuro"

A pianista Maria João Pires afirmou que não sabe se mereceu no passado a Medalha de Mérito Cultural, com que foi agora distinguida, mas prometeu tudo fazer para a merecer no futuro.

“Quero agradecer esta medalha [Mérito Cultural], mas queria agradecer-lhe a medalha para o futuro. Eu não sei se a mereci no passado, mas vou fazer tudo o que posso para a merecer no futuro”, afirmou a pianista portuguesa.

A pianista, visivelmente emocionada com a distinção, recordou que Belgais existe para fazer um trabalho útil e construtivo para a sociedade e para as novas gerações, como forma de usar e fazer arte, “para que o mundo seja melhor e as pessoas mais felizes”.

“Nós somos um laboratório em Belgais, na medida em que tudo o que fazemos é um pouco experimental e isso precisa muito, não do reconhecimento, mas de as pessoas acreditarem. A vossa presença foi essencial aqui e é muito importante para nós”, concluiu.

Maria João Pires vai ser distinguida com Grã Cruz da Ordem do Infante D.Henrique

“A condecoração hoje entregue foi pelo Governo, e para não haver sobreposição de condecorações será entregue a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique, que já lhe comuniquei e ela [Maria João Pires] aceitou”, afirmou o chefe de Estado, adiantando que a entrega irá acontecer a 15 de Setembro no mesmo local da cerimónia deste domingo.

O anúncio foi feito por Marcelo Rebelo de Sousa em declarações aos jornalistas à margem da cerimónia de atribuição da Medalha de Mérito Cultural à pianista.​

Maria João Pires receberá a distinção das mãos de Marcelo Recebo de Sousa aquando da ida a Belgais “do corpo diplomático acreditado em Lisboa”.

“Com a presença de todos em embaixadores dos vários países com os quais temos relações diplomáticas, será assinalada a projecção de Maria João Pires no mundo, que esse é o objectivo, a projecção dela, como ela diz, para o futuro no mundo”, afirmou o chefe de Estado.

Sugerir correcção
Ler 3 comentários