Catarina Martins: “No dia 26 de Maio também se decide o salário”

Marisa Matias centrou-se no combate ao que considera ser a opacidade fiscal europeia: “Nós sabemos onde está o dinheiro, precisamos de leis para ir lá buscá-lo.”

Fotogaleria
LUSA/PAULO NOVAIS
Marisa Matias disse que Portugal perde 780 milhões de euros de IRC para paraísos fiscais por ano
Fotogaleria
Marisa Matias disse que Portugal perde 780 milhões de euros de IRC para paraísos fiscais por ano LUSA/PAULO NOVAIS

A coordenadora do Bloco de Esquerda defendeu nesta sexta-feira, num comício em Aveiro, a necessidade de se aumentar o salário mínimo em Portugal: “É baixo de mais, pode aumentar, deve aumentar. A economia tem todas as condições. E quanto mais aumentar o salário mínimo nacional, melhor estará a nossa economia”, defendeu, lembrando que também este tema não é alheio às políticas de Bruxelas. “No dia 26 de Maio também se decide o salário”, avisou Catarina Martins, sublinhando que, “quem chegar atrasado às eleições europeias, chega atrasado em Outubro para aumentar o salário, para aumentar os direitos”.

A bloquista lembrou que foi “com a força do Bloco de Esquerda” em Portugal e “da Marisa [Matias] em Bruxelas” que se conseguiu aumentar o salário mínimo nacional em Portugal para 600 euros, “a ferros”, contra a vontade da direita portuguesa e contra as orientações europeias, frisou. A líder garantiu que aquele valor ainda não é suficiente e que os bloquistas vão continuar a lutar por melhores ordenados. “Em Portugal, [o salário mínimo] é metade da Alemanha, França, Irlanda. Bem abaixo de Espanha, Eslovénia”, enumerou, acusando a União Europeia de querer que Portugal “e outros países da periferia do euro” sejam o “repositório” dos piores ordenados.

Catarina Martins, que insistiu que o debate sobre a “dignidade do trabalho” está em “cima da mesa nestas eleições”, deixou a garantia de que o BE não recuará “nunca” na luta pelos direitos laborais e apelou ao aumento da representatividade do partido no Parlamento Europeu, para “multiplicar a força da Marisa”.

Um trilião de euros e 780 milhões de euros

Já a cabeça de lista do BE Marisa Matias centrou o discurso nas questões fiscais. Defendeu que a legislação internacional e europeia está desactualizada, que dá cobertura a esquemas fiscais, de evasão e branqueamento, e que permite a existência de paraísos fiscais dentro da própria União Europeia. A eurodeputada e cabeça de lista do BE pôs um número em cima da mesa: disse que a fraude, fuga e evasão fiscais equivalem a sete orçamentos comunitários, ou seja, a um trilião de euros: “Nós sabemos onde está o dinheiro, precisamos de leis para ir lá buscá-lo.”

Este não foi, porém, o único número que Marisa Matias introduziu no discurso desta noite, em Aveiro. A bloquista afirmou ainda que Portugal perde, por ano, 780 milhões de euros de IRC para paraísos fiscais e que esse montante corresponde “a quase uma década de aumento extraordinário de pensões”. 

“Na União Europeia, a fiscalidade é suposto ser uma matéria oculta”, continuou a candidata, usando ainda outras imagens para falar de fiscalidade, como “caixa negra da criminalidade organizada”. Entre muitas outras críticas, sublinhou que há dinheiro oriundo de “esquemas do pior”, de branqueamento e lavagem, que serve para “financiamento do terrorismo”: “Sai dinheiro da União Europeia para financiar terrorismo”, acusou, lamentando ainda que esta seja a Europa que abre as portas a quem tem vistos gold, mas “deixa morrer 18 mil pessoas no Mediterrâneo, porque são pobres de mais para que a sua vida conte”.

Sugerir correcção
Ler 5 comentários