Alemanha vai devolver padrão português à Namíbia

Cruz de pedra com mais de três metros foi deixada por exploradores portugueses na costa africana no séc. XV, e levada para a Alemanha séculos mais tarde.

Foto
Monumento foi deixado na Namíbia por exploradores portugueses no séc. XV DR

Um padrão português pertencente à colecção do Museu Histórico Alemão (DHM, na sigla alemã), em Berlim, vai ser devolvido à Namíbia. O monumento foi deixado na costa africana por exploradores portugueses em 1486, por altura das viagens de Diogo Cão, e foi levado para a Alemanha em 1893, durante o período em que os germânicos colonizaram aquele país africano. Será devolvido à Namíbia em Agosto. 

A direcção do museu respondeu favoravelmente ao pedido de devolução que foi oficialmente endereçado pela Namíbia em 2017. De acordo com a revista Der Spiegel, ao longo do séc. XX, o país africano pediu três vezes a Berlim a devolução do monumento — em 1925, em 1960 e em 1990), vendo, por três vezes, esse desejo rejeitado.

Citada pela BBC, a ministra da Cultura alemã, Monika Grütters, presente na cerimónia onde foi anunciado o regresso do artefacto ao país de origem, afirmou que era “um sinal claro” do compromisso alemão em não omitir o seu “passado colonial”. O embaixador da Namíbia na Alemanha, Andreas Guibeb, classificou o gesto como “um passo importante” para a reconciliação com o passado colonial, bem como com “o rasto de humilhação e injustiça sistemática” que este deixou.

Ao longo dos anos, várias nações africanas pediram a museus europeus para devolverem artefactos retirados dos seus territórios durante o período colonial, e estas têm começado a aceder às exigências. Em 2018, por exemplo, o Presidente francês Emmanuel Macron anunciou a devolução ao Benim de 26 tronos e estátuas que estavam no Museu de Quai Branly, em Paris.

Em Abril, de acordo com declarações da ministra da Cultura, Graça Fonseca, ao PÚBLICO, Portugal ainda não tinha recebido qualquer pedido de restituição de obras de arte adquiridas ou apropriadas em contextos de dominação colonial.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários