PS quer garantir “direito ao bom uso da inteligência artificial e de robôs”

Socialistas apresentam projecto de para uma Carta de Direitos Fundamentais na Era Digital. Muitas das medidas já estão na lei ou são prática das empresas de Internet.

Foto
Os humanos estão a começar a criar leis para uma sociedade com cada vez mais robôs LUSA/JENS SCHLUETER

O PS quer aprovar no Parlamento uma Carta de Direitos Fundamentais na Era Digital. É um documento que abarca questões que vão do trabalho à privacidade, passando pela liberdade de expressão, e que também toca nos novos problemas da ética e da transparência dos sistemas de inteligência artificial, indo ao encontro do que têm sido preocupações de académicos, reguladores e do Parlamento Europeu.

“Os processos decisionais algorítmicos devem ser transparentes, não podem ter efeitos discriminatórios, devendo ser precedidos de avaliação de impacto e sujeitos a escrutínio humano”, lê-se no artigo sobre o “direito ao bom uso da inteligência artificial e de robôs” que consta do projecto de lei apresentado nesta semana. O documento é assinado pelo líder da bancada parlamentar, Carlos César, e pelos deputados José Magalhães, Pedro Delgado Alves, Filipe Neto Brandão, Bacelar de Vasconcelos e Porfírio Silva.

Aquele artigo refere ainda que “são aplicáveis à criação e uso de robôs os princípios de beneficência, não-maleficência, do respeito pela autonomia humana e pela justiça, bem como os princípios e valores consagrados no artigo 2.º do Tratado da União Europeia, designadamente a não estigmatização, a transparência, a confiança, a lealdade, a responsabilidade individual e a responsabilidade social”.

O funcionamento dos sistemas inteligência artificial, alguns dos quais analisam grandes quantidades de informação de pessoas ou tomam decisões de forma autónoma, tem sido alvo de debate. A automação crescente na indústria coloca questões sobre o impacto no trabalho, tendo já levado eurodeputados a aflorar a ideia de um rendimento universal e de taxas sobre o trabalho robótico. Já os algoritmos de redes sociais e motores de busca – cujo funcionamento detalhado é segredo das respectivas empresas – foram muitas vezes acusados de falhas como enviesamentos e replicação de estereótipos. Por outro lado, o desenvolvimento de veículos autónomos levanta o problema do comportamento destas máquinas em caso de acidentes inevitáveis.

A Carta de Direitos Fundamentais na Era Digital que o PS propõe tem ainda artigos dedicados aos direitos dos trabalhadores, entre os quais o direito a “desligar telemóveis, computadores e outros dispositivos fora do horário de trabalho” – um direito que já está a ser discutido pelo Parlamento no âmbito de outras iniciativas legislativas.

Entre os 22 artigos estão ainda vários direitos já consagrados nas leis ou nas práticas correntes das empresas de Internet. É o caso do "direito ao esquecimento” (que permite eliminar algumas referências das páginas de resultados dos motores de busca), do direito dos herdeiros a decidirem que destino dar aos conteúdos digitais de pessoas que tenham morrido, e do direito à protecção dos dados e informação pessoal.

O projecto de lei refere ainda o direito de resposta e rectificação da informação publicada pela comunicação social – neste caso, o diploma do PS pretende que seja “obrigatório apor na peça original um aviso e uma hiperligação para o conteúdo enviado”.

Os deputados que assinam o documento argumentam que “não se justificaria fazer uma lei compilatória das normas que na ordem jurídica portuguesa consagram direitos” e que “haverá vantagens em enunciar um elenco diversificado e abrangente, que inove, clarifique e valha também como programa de acção vinculativo dos órgãos de poder.”

Sugerir correcção
Comentar