Mayor de Nova Iorque é o 23.º candidato do Partido Democrata à Casa Branca

Bill de Blasio junta-se a uma longa lista de candidatos às primárias do partido, num ciclo marcado pela vontade de travar a reeleição do Presidente Donald Trump.

Bill de Blasio é preisdente da câmara de Nova Iorque desde 2014
Foto
Bill de Blasio é preisdente da câmara de Nova Iorque desde 2014 Reuters/STEPHANIE KEITH

O presidente da câmara de Nova Iorque, Bill de Blasio, anunciou esta quinta-feira a sua candidatura à Casa Branca pelo Partido Democrata. A nove meses do início das eleições primárias, e a 18 meses das presidenciais, são já 23 os candidatos que prometem travar a reeleição do Presidente Donald Trump.

A notícia foi avançada na quarta-feira pela NBC e confirmada depois por outros canais de televisão e jornais, como a CNN e o Washington Post.

Mas o arranque da candidatura foi revelado em primeira mão por um aluno de uma escola secundária de St. Louis, no estado do Missouri, na sua newsletter sobre política.

Na madrugada de quarta-feira, Gabe Fleisher, de 17 anos, reparou num pequeno anúncio de um grupo ligado ao Partido Democrata, publicado num blogue pouco conhecido: “Juntem-se ao mayor da cidade de Nova Iorque, Bill de Blasio, na sexta-feira 17 de Maio às 19h no n.º 310 da Rua Virginia. Sioux City é a primeira paragem da sua digressão de anúncio da candidatura presidencial.”

O anúncio oficial foi feito esta quinta-feira pelo próprio Bill de Blasio, num vídeo em que surge ao lado da sua mulher, a escritora e activista Chirlane McCray, a prometer lutar “contra os ricos e as grandes empresas”. Pouco depois, de Blasio e McCray deram a primeira entrevista após o anúncio oficial, ao programa “Good Morning America”, do canal ABC.

De Blasio é mayor de Nova Iorque desde Janeiro de 2014 e foi reeleito para um segundo mandato em Novembro de 2017.

Foi o primeiro representante do Partido Democrata a ser eleito duas vezes consecutivas desde 1989, depois de Ed Koch, e goza actualmente de uma taxa de popularidade “anémica” e marcada por divisões raciais, de acordo com uma sondagem publicada em Abril pela Universidade Quinnipiac.

Ao todo, o mayor de Nova Iorque tem uma taxa de aprovação de 42%, que sobe para 66% entre os eleitores afro-americanos e desce para 31% entre os eleitores brancos.

De Blasio é o 23.º político a anunciar a candidatura às eleições primárias do Partido Democrata, que arrancam no dia 3 de Fevereiro de 2020, no estado do Iowa, e acabam a 16 de Junho com a votação em Washington D.C.

O vencedor será confirmado como candidato oficial do Partido Democrata às eleições de 3 de Novembro de 2020, em que será o principal adversário do Presidente Donald Trump na sua já anunciada recandidatura.

É muito cedo para se perceber quem é o favorito na corrida do Partido Democrata, mas as sondagens iniciais – que costumam reflectir mais o reconhecimento dos nomes do que uma decisão já tomada – põe Joe Biden no topo da lista com 23 pontos de vantagem.

Segundo a média publicada pelo site Real Clear Politics, o vice-presidente dos EUA no mandato de Barack Obama deixa para trás um grupo de senadores mais identificados com propostas à esquerda: Bernie Sanders, Elizabeth Warren e Kamala Harris.