Festival de Vinho do Douro Superior leva 400 vinhos a Foz Côa

A festa, de 17 a 19 de Maio, faz-se também com mostra de produtos regionais, dos azeites aos queijos e enchidos, sem esquecer a amêndoa.

Foto
Adriano Miranda

O Festival do Vinho do Douro Superior volta a Foz Côa e conta com 400 vinhos de 67 produtores daquele território duriense. De 17 a 19 de Maio (sexta a domingo), a organização do certame espera mais de sete mil visitantes vindos de todo o país e do estrangeiro, principalmente da vizinha Espanha.

A iniciativa teve a sua estreia no final de 2012, como uma pequena feira regional, mas o festival de vinhos passou rapidamente a fazer parte do calendário dos grandes eventos vínicos do país, contribuindo para a afirmação da identidade do Douro Superior. 

“O Douro Superior brinda-nos, ano após ano, com vinhos do Porto, brancos e tintos de qualidade e características singulares, o que comprova a evolução da produção vínica nesta sub-região do Douro”, sublinha a organização, em nota enviada à Lusa.

O festival, organizado pela Câmara de Vila Nova de Foz Côa, apresenta também uma mostra de produtos alimentares típicos da região, que abrange os concelhos de Vila Nova de Foz Côa, Carrazeda de Ansiães, Figueira de Castelo Rodrigo, Freixo de Espada à Cinta, Mêda, São João da Pesqueira, Torre de Moncorvo e Vila Flor. Destacam-se os azeites, queijos, enchidos, doces e compotas e também a amêndoa – “rainha” na região – e seus derivados. Além da mostra haverá provas destes produtos comentadas por especialistas.

O programa (que pode ser consultado no site da autarquia) contempla ainda o Concurso de Vinhos do Douro Superior e um colóquio subordinado ao tema “Foz Côa, ponto de convergência de todas as proximidades”.

Sugerir correcção
Comentar