Quanto vale a tranquilidade na era digital?

A cibersegurança e a capacidade de resposta a incidentes vão estar em foco na próxima sexta-feira, 17 de Maio, no Centro Centro Cultural de Belém. Veja como vai ser o Cyber Security Event.

Foto
d.r.

Durante uma auditoria de segurança realizada na Austrália em 2018 foram identificados mais de 1400 membros do governo que utilizavam a mesma palavra-passe de acesso aos postos de trabalho: “Password123”. A maioria dos analistas considera que esta situação ocorre de forma generalizada em todo o mundo, inclusivamente em instâncias de elevada criticidade.

Graças a estas avaliações e a riscos como o shadow IT, os comportamentos individuais estão finalmente a ser tidos em conta nas análises de risco, depois de um longo período em que as atenções estavam focadas apenas nas vulnerabilidades de software e arquitectura.

O crescimento do volume de empresas que reportam falhas ao nível da cibersegurança e os incidentes à escala global como o StuxNet, o WannaCry ou o MyDoom, contribuíram de modo decisivo para que o tema saísse dos circuitos da engenharia, passando a integrar a agenda informativa e suscitando uma opinião pública mais consciente.

É neste quadro que surge o CYBER SECURITY EVENT, um evento organizado pelo PÚBLICO com objectivo de discutir a cibersegurança nas suas diversas vertentes estratégicas e também as necessidades sentidas por quem trabalha, efectivamente, na área da segurança. O evento acontece no próximo dia 17 de Maio no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, a partir das 9h30m e vai contar com a intervenção de Mariana Vieira da Silva, ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, na sessão de abertura.

Do programa fazem parte três talks, a primeira dedicada ao tema da Cibersegurança como chave para uma estratégia de transformação digital bem-sucedida. As principais ameaças, formas de protecção, processos de transição para a cloud, IoT e riscos associados à segurança da informação serão temas em análise por um painel de especialistas convidados onde figuram Manuel Ramalho Eanes, administrador executivo da NOS, José Tribolet, Professor Catedrático do Instituto Superior Técnico e Rui Manuel Cohen, IT Strategy Director Sonae Retail.

A carência de profissionais especializados, a nível global, na área da cibersegurança será o foco da segunda sessão, que vai abordar os dilemas do investimento infra-estrutura vs. serviços (PaaS, CaaS, SaaS), serviços geridos vs. cibersegurança in-house, captação e formação de talento em cibersegurança. A abertura da talk ficará a cargo de Agustín Muñoz-Grandes, CEO S21sec. O painel será composto por Tiago Félix da Costa, advogado da MLGTS e Pedro Leite, country manager S21sec, e Marco Pereira, EMEA Commercial Team Leader Bitsight.

O período da tarde vai ser dominado pelos temas da privacidade e segurança digital, no terceiro debate dedicado à gestão de risco e oportunidades, acções preventivas a tomar pelas empresas de modo a garantir eficácia em termos de segurança digital.

A sessão será aberta por Fernando Silva, do Serviço de Informática e Inspecção da Comissão Nacional da Protecção de Dados.

Além disso haverá espaço para analisar as opções de investimento (cloud computing, analítica de segurança, computação móvel, entre outras) e para lançar um olhar sobre novas tendências. Esta sessão vai contar com Luís Vaz Henriques, Director de Organização e Sistemas da Lusíadas Saúde, Pedro Adão, Professor do Instituto Superior Técnico e Jorge Portugal, Director-Geral da COTEC.

O programa inclui ainda uma sessão de pitch com as startups Continuum Security, Fyde, Jscrambler, Loqr e Probely. Organizado pelo PÚBLICO com o apoio da NOS, Bright Pixel e S21sec, o Cyber Security Event pretende afirmar-se como um evento de referência para o sector em Portugal, integrando um conjunto alargado de apresentações e debates em torno da segurança e protecção de dados no quadro da transformação digital da economia.

A participação no Cyber Security Event é gratuita, mas limitada à capacidade da sala.

Venha conhecer o estado-da-arte da cibersegurança em Portugal. Ou acompanhe a transmissão em live streaming nas redes sociais do PÚBLICO, dia 17 de Maio a partir das 10h00.