Economia deixou de abrandar mas risco de uma recaída permanece

Portugal e Europa voltaram a acelerar, ainda que ligeiramente, nos primeiros três meses do ano. Uma boa notícia, no meio de uma conjuntura repleta de risco, o principal sendo uma escalada da guerra comercial que envolva directamente a Europa.

Foto
No primeiro trimestre deste ano, a economia alemã voltou a crescer: 0,4% face ao trimestre anterior e 0,7% face ao período homólogo Nuno Ferreira Santos

Os suspiros de alívio ouviram-se um pouco por toda a Europa. Depois da sequência cada vez mais negativa de resultados que se vinha registando desde meados do ano passado, as economias da zona euro conseguiram, no arranque de 2019, inverter a tendência. A Alemanha, que era o caso que mais preocupava, liderou a retoma. Portugal, que ainda assim continuava acima da média europeia, aproveitou o balanço. No entanto, o medo de que se possa assistir nos próximos meses a uma recaída continua presente, principalmente se a Europa for envolvida directamente numa escalada da guerra comercial.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 2 comentários