Novos Activistas da Cultura Europeia: recuperar a cidade, um espaço de cada vez


 

O quinto episódio de New Activists of European Culture (“Novos Activistas da Cultura Europeia”, em português) debate a melhor forma de os cidadãos poderem recuperar os espaços públicos das cidades. O ilustrador e graffiter John Patelios e o planeador urbano e engenheiro civil Nikos Kalligas falam sobre a reabilitação de espaços em Salónica, na Grécia, de onde são naturais. Parte da série do Canal180, em parceria com a We are Europe, o episódio How can common citizens take back public space? debruça-se sobre o activismo local através da ocupação e reapropriação de espaços públicos para dinamizar as comunidades.

A conversa foi gravada durante o Reworks 2018, um festival de música e artes visuais em Salónica, que contribuiu para a reabilitação da paisagem urbanística da cidade ao recuperar espaços que melhoram a qualidade de vida dos habitantes. Um objectivo que Kalligas e Patelios também partilham, através de iniciativas diferentes. Durante o episódio, é possível ver alguns dos projectos de arte urbana de John Patelios e um pocket park (um parque acessível a todos) que Nikos Kalligas construiu com a ajuda da comunidade, em Salónica. Esta cidade, diz o engenheiro civil, "quer voltar a ser resiliente" depois da crise ecnonómica que afectou o país.

Patelios pede a participação da população, uma vez que são as pessoas que fazem a cidade. "Sem pessoas, não há cidade", declara o artista. Nikos concorda com a afirmação: "Se a cidade tem um problema e precisa de mudança, têm de ser as pessoas a fazer por isso. Essa é a única maneira de escapar à crise."

A discussão sobre o activismo cultural na Europa continua no sexto episódio da série New Activists of European Culture. No penúltimo capítulo do projecto, uma DJ palestiniana e uma consultora cultural falam do papel que sair à noite pode ter na mudança de mentalidades. "Quão importante é a cultura nocturna para as cidades?" é a pergunta à qual vão tentar responder no sexto episódio, que poderás acompanhar no P3.