Fotografa monumentos do Centro de Portugal e ganha câmaras Fujifilm

De 15 de Maio a 14 de Junho mostra o património português, à boleia do passatempo #P3topcentro.

Foto
TWorlds Production

Mosteiro da Batalha, Convento de Cristo, Universidade de Coimbra – Alta e Sofia (os 31 edifícios) e Mosteiro de Alcobaça. De 15 de Maio a 14 de Junho, fotografa estes monumentos, publica no Instagram e faz figas: as quatro melhores fotografias, uma de cada local, valem uma máquina fotográfica Fujifilm X-T100.

O mote do passatempo #P3topcentro, promovido pelo PÚBLICO, em parceria com a Turismo do Centro no âmbito da operação Lugares Património Mundial do Centro e a Imoedições – Edições Periódicas e Multimédia Ld, é simples: mostrar uma “visão singular” de alguns dos “maiores valiosos símbolos do património português”. Podem participar todos os residentes em Portugal, com idade igual ou superior a 18 anos – os menores devem enviar autorização dos responsáveis. Para isso, devem:

- Tirar uma fotografia de um dos quatro monumentos e identificá-lo;

- Publicar a fotografia no Instagram (atenção que o perfil deve ser público);

- Incluir as hashtags #P3topcentro, #p3top e #fujifilmxpt;

- Seguir as contas de Instagram do P3, da Turismo do Centro e do Património Mundial do Centro;

Cada participante pode participar com apenas uma fotografia de um dos monumentos. E como vão ser escolhidos os vencedores? É fácil. Primeiro, há o processo de selecção dos finalistas, que decorre de 14 a 17 de Junho. Serão escolhidas 20 imagens, o equivalente a cinco fotografias por cada monumento – três vão ser seleccionadas pelo número de likes (é o momento de trocares aquele favor antigo por um coração) e duas pelo PÚBLICO/P3.

Destes 20 finalistas, anunciados a 18 de Junho, vão sair os quatro vencedores (um por monumento), escolhidos por um júri composto por um elemento do PÚBLICO/P3, um da Turismo Centro de Portugal e um convidado externo. Qualidade da foto, originalidade do ângulo, contraste e iluminação e enquadramento da foto no tema são alguns dos critérios observados.

Os vencedores, que serão anunciados até 21 de Junho, ganham uma máquina fotográfica da Fujifilm X-T100 e o livro Património da Humanidade do Centro de Portugal. Esta mesma obra será atribuída aos restantes 16 finalistas.

Os critérios de participação podem ser consultados aqui. Qualquer esclarecimento adicional poderá ser obtido junto do endereço estudiop@publico.pt.

Sugerir correcção
Comentar