Pinto da Costa: “Sérgio Conceição será treinador por mais dois anos”

O presidente do FC Porto disse que a saída do atual treinador da equipa não é assunto.

Foto
Sérgio Conceição tem amis dois anos de contrato com o FC Porto LUSA/JOSE COELHO

Esta quarta-feira foi lançada a segunda parte da entrevista que Pinto da Costa, presidente do FC Porto, deu ao jornal O Jogo. Desta vez, o líder portista falou sobre Sérgio Conceição, deu algumas pistas sobre a preparação da próxima época e ainda falou da formação.

Sobre o actual treinador dos “dragões”, Pinto da Costa não tem dúvidas quanto ao futuro e afirma que “será treinador por mais dois anos, que são os que tem de contrato”. Para o presidente do FC Porto, o tema da saída de Sérgio Conceição “não é assunto” e espera que, daqui a dois anos, seja quem for o presidente dos “azuis e brancos” “tenha a possibilidade e o bom senso de renovar com ele”.

Segundo Pinto da Costa, não seria difícil dispensar o actual treinador portista, porque, no dia em que quisesse trocar de técnico, o treinador “faria as malas e sairia sem qualquer indemnização”. Sérgio Conceição renovou o contrato por mais dois anos no dia anterior à derrota caseira frente ao Benfica.

Com o treinador já alinhavado para a próxima temporada, o presidente do FC Porto falou também sobre a preparação para o futuro. O capitão da equipa, Héctor Herrera, está mesmo de saída. “Ele foi e é um profissional fantástico, agora muito antes de acabar a época anterior, não esta, quis renovar, mas ele entendia que tinha valor e possibilidade de ganhar muito mais. Nós não tínhamos possibilidade de pagar. Por isso tínhamos duas opções: ou não jogava mais ou jogava. Confiámos no seu valor e continuou a jogar como se o contrato não influenciasse e não influenciou”, confirmou Pinto da Costa. Héctor Herrera tinha comunicado no domingo que não iria participar na Gold Cup, pela selecção mexicana, para tratar do futuro.

Há um outro problema que Pinto da Costa não estava à espera. Iker Casillas tinha renovado com o FC Porto até 2021, mas o enfarte do miocárdio que sofreu durante um treino pode forçar a sua retirada dos relvados. O presidente “azul e branco” confirma que pensa precisar de um novo guarda-redes, mas esse assunto “já está a ser tratado”. Há vários jogadores que podem estar na rota de saída do dragão, mas Pinto da Costa esclarece que “para cada lugar tem jogadores escolhidos como objectivos”.

Além de possíveis contratações, o presidente do FC Porto afirma que podem existir reforços no Olival. “Posso dizer que já tenho aqui quatro jogadores sub-19 que vão fazer a pré-época”, anunciou o mais antigo presidente da história do futebol, ainda assim sem revelar qualquer nome. A equipa de sub-19 do FC Porto sagrou-se campeã da Europa desse escalão, depois de ter vencido o Chelsea FC por 3-1 na final da Youth League.

Sobre a formação do Clube, Pinto da Costa quis explicar a saída de Diogo Dalot, que no último Verão trocou o FC Porto pelo Manchester United e revelou que era um jogador no qual acreditava, mas que nada podia fazer quando o empresário lhe disse que “ia assinar a renovação, marcou a data e depois comunicou que a decisão do jogador era sair no momento”.

Ainda antes de fechar este capítulo, o presidente portista quis deixar alfinetadas ao Benfica e à comunicação social. “O craque dos nossos sub-17 [Fábio Silva] sabem de onde veio? Do Benfica. Já se escreveu 100 vezes que o João Félix foi do FC Porto para o Benfica e se calhar é a primeira vez que as pessoas vão saber que a nossa vedeta veio do Benfica”, disparou Pinto da Costa.

Esta terça-feira tinha sido lançada a primeira parte da entrevista, onde Pinto da Costa tinha atacado o Conselho de Arbitragem: Para além disso, não reconheceu a justiça na conquista do campeonato que termina no próximo fim-de-semana pelo Benfica no caso de isso vir a suceder. Para atingir o título, os comandados de Sérgio Conceição têm que vencer o jogo frente ao Sporting e esperar que o Benfica perca a partida frente ao Santa Clara. Os jogos vão ser realizados no mesmo dia e à mesma hora.

Sugerir correcção
Comentar