Soldado foi vítima de golpe de calor durante prova. Está nos cuidados intensivos

Soldado sentiu-se mal durante uma prova de uma formação no Campo de Santa Margarida. Está no hospital de Abrantes.

Foto
David Clifford/Arquivo

Um soldado do Exército foi vítima de um golpe de calor ao final da tarde desta terça-feira, durante uma formação no Campo Militar de Santa Margarida, encontrando-se nos cuidados intensivos do hospital de Abrantes, no distrito de Santarém, disse ao PÚBLICO a porta-voz do Exército, major Elisabete Silva.

O soldado estava a fazer uma prova topográfica de nove quilómetros da escola de cabos quando se sentiu mal. Foi socorrido no local por uma equipa médica militar com ambulância. Dali foi transferido para o centro de Saúde de Tancos/Santa Margarida (a cerca de três quilómetros do campo de Santa Margarida), onde recebeu mais apoio médico. Foi accionado o INEM, que transportou o ferido para o hospital de Abrantes numa ambulância VMER.

“Está neste momento nos cuidados intensivos do hospital de Abrantes, com um golpe de calor. Está em avaliação. Estão a fazer exames complementares de diagnóstico. E está numa fase inicial de tratamento”, afirma Elisabete Silva.

O soldado estava a fazer um percurso curto em parelha (com dois militares) quando se sentiu mal. A porta-voz do Exército garante que foi garantida a hidratação durante a prova: “Havia três apoios fixos de água ao longo do percurso de nove quilómetros.”

A prova foi feita com equipamento ligeiro e não de combate. “Sem mochila e sem capacete. Cada um tinha um cantil. Cada parelha tinha ainda um telemóvel para accionar caso acontecesse algo”, acrescenta a porta-voz.

O Exército abriu um processo de averiguações para apurar o que se passou e disponibilizou meios para a família do soldado ficar instalada no Campo de Santa Margarida se assim o entender.