Terramoto de magnitude 7,5 na Papua Nova Guiné

O epicentro situou-se a 45 quilómetros a Nordeste de Kokopo.

Foto
Google Maps

Um sismo de magnitude 7,5 na escala de Richter foi registado na manhã desta terça-feira na Papua Nova Guiné, provocando um alerta de tsunami no país e nas ilhas Salomão. No entanto, a meio da tarde desta terça-feira o alerta já tinha sido cancelado e que a ameaça já tinha passado uma vez que não tinham sido observadas quaisquer actividades marítimas.

De acordo com o centro geológico norte-americano, o epicentro do terramoto situou-se a 45 quilómetros a Nordeste de Kokopo e a cerca de dez quilómetros de profundidade. Segundo aquela autoridade, as onde do tsunami, caso este se verificasse, poderiam atingir uma metro de altura em zonas costeiras até 1000 quilómetros do epicentro do sismo.

Os sismos a pouca profundidade, como é o caso, costumam ser os mais destrutivos da Terra, mas o centro geológico norte-americano considerou que os danos deverão ser poucos, já que o terramoto aconteceu numa zona com pouca população.

A Papua Nova Guiné localiza-se no Nordeste da Nova Guiné e a Leste da Indonésia, numa região conhecida como “Anel de Fogo” pelas falhas tectónicas que ali existem, sendo a região do mundo onde se registam a maioria dos terramotos e vulcões em actividade.

Sugerir correcção
Comentar