Lítio: Câmara de Montalegre fez ajuste directo a sócio da Lusorecursos

O principal accionista da Lusorecursos, a empresa com quem o Estado assinou um contrato de exploração de lítio, é o mesmo que recebeu um ajuste directo da Câmara para fazer o planeamento florestal do concelho.

A Câmara de Montalegre entregou por ajuste directo em Setembro de 2017 à empresa Ecoholding a realização do Plano Municipal Florestal e de Conservação da Natureza do concelho, por 50 mil euros. É uma empresa que tem sede nas instalações da Junta de Freguesia de Montalegre, e na qual trabalham várias pessoas ligadas ao partido socialista local, como a presidente da Junta de Freguesia de Pitões das Júnias, Lúcia Jorge, e o presidente da União das Freguesias de Seselhe e Covelães, José Bento Dias. Um dos donos desta empresa é Ricardo Pinheiro, também ele dono da Lusorecursos, a empresa com quem o Estado assinou, a 28 de Março deste ano, o contrato de exploração na concessão “Romano”, na freguesia de Sepeda, com vista a abertura de uma mina de lítio. O projecto está dependente do Estudo de Impacte Ambiental, que a empresa tenciona elaborar até ao final do ano.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 2 comentários