Temperaturas acima do normal, mas queda drástica no final da semana

A semana arranca com as temperaturas a tocar os máximos do ano, mas vai acabar com uma descida acentuada em todo o território continental. O risco de incêndio mantêm-se elevado.

Foto
A partir de quinta-feira os termómetros vão baixar PAULO PIMENTA

Não ponha já de lado a roupa de meia-estação. Apesar das temperaturas altas que se fizeram sentir durante o fim-de-semana, o Verão ainda não veio para ficar. A partir desta segunda-feira e até quinta-feira, os termómetros vão continuar a registar temperaturas altas, mas o céu nublado vai regressar acompanhado por uma descida das temperaturas e da possibilidade de aguaceiros em todo o país.

A partir do final da semana, os termómetros registam descidas de temperatura que oscilam entre os dez e os 15 graus. Na quinta-feira, regista-se em todo o país uma descida generalizada da temperatura, com as máximas a baixarem até aos 21 em Lisboa, 19 no Porto e 24 em Faro. A alteração significativa da temperatura explica-se observando a actuação do anticiclone que origino as temperaturas altas do fim-de-semana e que a partir de quarta-feira dará lugar a uma frente oriunda do Norte.

O vento originário de Leste entrou na península causando o tempo seco e o vento que se fez sentir em alguns locais. 

Segundo Vânia Lopes, do gabinete de comunicação do IPMA, a oscilação de temperaturas registada é “normal”. “Estamos na Primavera e a estação é conhecida por estas flutuações”, esclarece. A tendência é, aliás, que os “períodos mais quentes se mantenham”.

Esta segunda-feira, os distritos de Lisboa, Leiria e Setúbal estão sob aviso amarelo. De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), as máximas vão chegar aos 35 graus Celsius na capital, com Leiria a bater nos 34 e Setúbal a registar 36 de máxima. O aviso amarelo estará em vigor até às 20h de hoje. Este poderá ser o dia mais quente do ano, até ao momento

O distrito de Faro está também sob aviso amarelo devido à previsão de agitação marítima. O alerta estará em vigor até às 12h desta segunda-feira. O IPMA prevê céu limpo acompanhado de vento fraco.

Além de Lisboa, Leiria e Setúbal, os distritos de Santarém e Beja deverão chegar aos 35 graus esta segunda-feira. Também Braga e Castelo Branco vão ter temperaturas altas com 32 graus e Portalegre, Coimbra e Porto registam temperaturas entre os 30 e os 31 graus Celsius.

Devido às altas temperaturas registadas durante o fim-de-semana, que se deverão manter até quinta-feira, o Governo decretou a proibição de queimadas até terça-feira, nos distritos de Beja, Bragança, Castelo Branco, Évora, Faro, Guarda, Lisboa, Portalegre, Santarém e Setúbal.

Nos Açores, esta segunda-feira será marcada por períodos de céu muito nublado com abertas e períodos de chuva durante a tarde. No grupo central, a previsão é semelhante com possibilidade de aguaceiros para o fim do dia. No resto da semana, as temperaturas rondarão os 20 graus, com céu geralmente nublado.

Na Madeira, a semana começa com temperaturas a rondarem os 25 graus no Funchal e os 22 em Porto Santo. No resto da semana, esses valores deverão manter-se, fazendo-se acompanhar de céu nublado no território insular.

Risco de incêndio mantêm-se

O risco de incêndio continua elevado devido às temperaturas altas. Loulé, São Brás de Alportel, Tavira e Alcoutim, no distrito de Faro, são os concelhos em risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera. Estão também em risco muito elevado de incêndio 13 concelhos dos distritos de Faro, Beja, Santarém, Guarda e Bragança.

O tempo quente, além de contribuir para a situação de seca, tem um efeito nefasto na “vegetação secando-a e facilitando a propagação de fogo”, detalha ainda a responsável de comunicação do IPMA.

Há ainda 40 concelhos dos distritos de Faro, Beja, Évora, Santarém, Lisboa, Portalegre, Castelo Branco, Guarda, Viseu, Vila Real e Bragança em risco elevado de incêndio.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários