No mesmo dia, à mesma hora. Jogos do título acontecem no sábado

Benfica-Santa Clara e clássico entre FC Porto e Sporting têm apito inicial marcado para as 18h30 deste sábado. Há “contas para fechar” no acesso à Liga Europa e na luta pela manutenção.

Foto
Momento do jogo entre o Benfica e FC Porto: um dos clubes será o próximo campeão nacional de futebol Manuel de Almeida/Lusa

É oficial: a Liga de Clubes anunciou esta segunda-feira as datas e horários para a 34.ª e última jornada da I Liga. O Benfica, em primeiro lugar, vai receber o Santa Clara, na Luz, às 18h30 enquanto se jogará ao mesmo tempo o clássico FC Porto-Sporting, no Estádio do Dragão. Noutro jogo a ter em conta, os últimos aflitos na luta pela permanência, Tondela e Desportivo de Chaves, jogam no domingo, às 17h30. Para os restantes seis jogos do encerramento do campeonato, a Liga distribuiu os encontros para entre quinta-feira e domingo, jogando à mesma hora conforme o que falta decidir na tabela classificativa.

No topo, “águias”, em primeiro, e “dragões, em segundo, estão separados por dois pontos e o título pode pender para qualquer lado caso uma das equipas saia derrotada. O Benfica encontra os açorianos do Santa Clara que, após subirem esta temporada à I Liga, se encontra no 7.º lugar com 42 pontos — os mesmos de Rio Ave, em oitavo (joga no terreno do V. Setúbal), mais um ponto que o Boavista (que se desloca ao campo do Marítimo), dois que o Belenenses SAD (abre a jornada na quinta-feira contra o já despromovido Nacional) e mais três que o Portimonense (defronta o Sp. Braga, na Pedreira) e Marítimo. O FC Porto recebe o Sporting, que já sabe que vai terminar esta 85.ª edição do campeonato nacional em terceiro lugar.

Pelo quinto lugar e o acesso à Liga Europa, o V. Guimarães, na sexta posição, joga no terreno do Moreirense, que tem três pontos a mais que os vimaranenses. A equipa orientada por Luís Castro venceu os “cónegos” na primeira volta, por 1-0, em Janeiro, tem mais golos marcados que o adversário na Liga (43) e tem o confronto directo “na mão” para ultrapassar o Moreirense e chegar às competições europeias.

No fundo da tabela, Feirense e Nacional, último e penúltimo lugar respectivamente, já sabem que vão disputar a II Liga na próxima temporada. Sobra apenas conhecer o antepenúltimo classificado, que também terá de cair ao segundo escalão: Tondela ou Desp. Chaves. Beirões e transmontanos encontram-se, por coincidência, na última jornada para discutir a manutenção e têm os mesmos 32 pontos. Para o Desp. Chaves o empate chega visto que, apesar de o Tondela ter mais golos marcados (35 contra 32), no confronto directo tem vantagem sobre os beirões caso terminem a prova em igualdade pontual.

Na II Liga, todos os jogos serão no domingo, às 15h, à excepção dos encontros entre as quatro equipas B em prova, que serão sábado às 11h.

Falta conhecer se o título será para Paços de Ferreira (71 pontos) ou Famalicão (69 pontos), que já garantiram o acesso à I Liga. Pacenses, em primeiro, recebem o Cova da Piedade, que garantiu a manutenção na passada jornada, enquanto os famalicenses jogam na casa do Estoril-Praia, que pode ascender ao terceiro lugar.

Além disso, falta saber quem fará companhia a Sp. Braga B e V. Guimarães B no terceiro escalão de futebol português. O Varzim, que é antepenúltimo com 38 pontos, vai receber a Académica, no quinto lugar. Com 40 pontos e nos lugares logo acima estão Oliveirense, Mafra, Arouca e Farense — Oliveirense e Arouca vão encontrar-se nesta última jornada, enquanto o Mafra vai ao terreno do Covilhã e o Farense recebe o Académico de Viseu.

Sugerir correcção
Comentar