Mau tempo durante a madrugada provoca estragos na ilha de São Miguel

Na ilha do Faial foram resgatados, durante a madrugada, dois alemães, tripulantes de uma embarcação que encalhou na vertente oeste do morro de Castelo Branco.

Foto
Ilha de São Miguel, Açores Rui Soares/ARQUIVO

O mau tempo sentido durante a madrugada deste domingo na ilha de S. Miguel provocou várias derrocadas e a inundação de uma casa, anunciou o Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA).

A precipitação e o vento que se fizeram sentir justificaram a emissão de um aviso amarelo por parte do IPMA, e deram origem a pequenas derrocadas em estradas no concelho de Ponta Delgada e na estrada da Lagoa do Fogo, no concelho da Ribeira Grande, adiantou à Lusa a Protecção Civil dos Açores.

Foram activadas equipas de bombeiros voluntários de Ponta Delgada e da Ribeira Grande, bem como dos serviços municipais de protecção civil dos dois municípios, tendo, no caso da estrada da Lagoa do Fogo, na Ribeira Grande, sido chamada, também, a Direcção Regional de Obras Públicas e Comunicações.

O SRPCBA deu conta também de uma inundação numa habitação na freguesia das Feteiras, no concelho de Ponta Delgada, que obrigou ao realojamento dos moradores pelo Instituto de Serviços Sociais dos Açores (ISSA).

As ilhas do grupo oriental estiveram sob aviso amarelo entre a meia-noite e as 6h devido à forte precipitação, sendo que o alerta relativo ao vento se estendeu até às 9h. Também o grupo central esteve sob alerta entre as 13h de sábado e as 6h de domingo.

Na ilha do Faial foram resgatados, durante a madrugada, dois alemães, tripulantes de uma embarcação que encalhou na vertente oeste do morro de Castelo Branco. Um dos tripulantes terá conseguido subir a encosta, recebendo assistência dos bombeiros, tendo o segundo, mais debilitado, recebido o auxílio da equipa de resgate dos bombeiros para terminar a subida.

O alerta foi dado pouco depois das 7h e, no local, estiveram equipas da polícia marítima, da estação salva-vidas da Horta e dos bombeiros do Faial.

Sugerir correcção
Comentar